Mais do que você gosta.

Publicidade

Debate polêmico

Pattinson ou Bale? Quem interpretou o melhor Batman

Ambos os atores receberam elogios por suas abordagens, mas um deles pode ter se aproximado mais do personagem original

Publicado por Victor Carvalho

05/03/2022 18:07

Parecia improvável, mas Robert Pattinson realmente conseguiu alcançar um nível de recepção como Batman a ponto de rivalizar com Christian Bale.

A partir de agora, é muito provável que o debate gire em torno desses dois nomes principalmente.

Continua depois da publicidade

Mas quem realmente interpretou o melhor Batman? É uma questão totalmente subjetiva, é claro, mas aqui estão algumas observações.

Robert Pattinson contra Christian Bale

Em primeiro lugar, Christian Bale como Bruce Wayne continua insuperável. Ele conseguiu adicionar um certo charme a esse lado da personalidade do Batman que nunca havia sido visto no cinema, e provavelmente ninguém conseguirá se igualar a ele nesse sentido.

No entanto, focar apenas nesse ponto seria injusto porque sequer é parte da proposta do Batman de Robert Pattinson apresentar um Bruce Wayne parecido com o de Christian Bale. Aqui, Bruce Wayne aparece em poucas cenas, sendo um sujeito recluso e solitário que está mais interessado em ser o Batman do que em ser uma personalidade pública.

Dessa maneira, o foco está totalmente em Batman. Até mesmo em relação aos vilões, que costumavam roubar a cena na trilogia de Christian Bale (e em outras produções).

Isso permite que o Batman de Robert Pattinson tenha um desenvolvimento mais intrigante do que o de Christian Bale, passando de um personagem um tanto cínico e psicótico para alguém que percebe que o melhor caminho é inspirar segurança e esperança nas pessoas, em vez de apenas o medo.

Existem outros pontos em que Robert Pattinson se destaca em relação a Christian Bale. Por exemplo, a sua composição de voz é bem menos exagerada, o que talvez seja o principal problema da abordagem de Batman de Christian Bale.

Além disso, o ator consegue encontrar uma maneira de expressar uma variedade de emoções mesmo quando está de máscara, o que está principalmente em seus olhares.

No quesito de ação, Robert Pattinson também se destaca em relação a Christian Bale, com combates que apresentam coreografias bastante superiores, embora nesse sentido o Batman de Ben Affleck talvez tenha sido o melhor.

Outra coisa interessante no Batman de Robert Pattinson é como ele é independente e gosta de fazer tudo por conta própria. Ele mesmo criou a sua própria armadura e os seus próprios equipamentos, e até mesmo o Batmóvel é uma criação dele, em vez de ser um tanque militar personalizado.

O Batman de Robert Pattinson também é muito mais voltado para a investigação do que as outras versões, sendo um verdadeiro detetive, embora esteja em início de carreira e cometa alguns deslizes. Essa é uma parte do personagem dos quadrinhos que nunca havia sido plenamente adaptada para o cinema.

Em último lugar, e talvez uma das coisas mais importantes: o Batman de Robert Pattinson apresenta um código moral muito mais sólido do que as outras versões.

O Batman de Christian Bale não era exatamente um assassino, mas ele causou mortes indiretamente: Batman Begins, por exemplo, termina com o personagem permitindo que o vilão Ra’s al Ghul morra, o que sempre pareceu uma decisão estranha.

O Batman de Robert Pattinson pode começar como alguém brutal, mas fica evidente que existe um limite do qual ele não quer passar. Ele inicialmente não apresenta muita empatia pelas pessoas e não se importa muito quando alguém morre como consequência de suas próprias ações, mas no que diz respeito à sua conduta, ela está lá desde o início.

Além disso, uma vez que o seu desenvolvimento se encaminha para a conclusão, ele não apenas não mata, como também não permite matar: sem entrar em spoilers, em uma cena importante do longa-metragem, Batman impede que um personagem seja morto mesmo depois de descobrir que ele teve relação com a morte de seus pais, o que parece totalmente o oposto da decisão em Batman Begins.

Christian Bale provavelmente continuará sendo o Batman favorito de boa parte do público, mas há espaço para argumentar que a versão de Robert Pattinson conseguiu se aproximar ainda mais da essência do personagem original.

Será interessante ver como esse debate se desenrola nos próximos anos, especialmente com o Bruce Wayne de Robert Pattinson tendo mais desenvolvimento nas sequências.

Batman está agora em cartaz nos cinemas.

Publicidade