Embora MacGregor Houghton, interpretado por Jack Whitehall em Jungle Cruise, não seja o primeiro personagem LGBT a aparecer em um filme da Disney, ele é o mais proeminente até agora, representando uma boa mudança para o popular estúdio.
As recentes tentativas da Disney de representar a comunidade LGBT em filmes em live-action receberam muitas críticas. No entanto, MacGregor é notável por abordar abertamente sua sexualidade, mesmo que a palavra “gay” nunca seja falada, e que pode ser vista como parte – mas não como um todo – do arco do personagem.
Ele ganha mais confiança ao longo de Jungle Cruise, especialmente depois de revelar que é gay.
Isso não quer dizer que a caracterização de MacGregor não recaia em estereótipos; ele é retratado como um homem decadente que deseja roupas finas, comida e vinho. Portanto, ainda há trabalho a ser feito, como destacado em um artigo do Comic Book Resources.
Mas é um pequeno passo à frente para a Disney, e uma indicação de que há espaço nos filmes de grande orçamento do estúdio para personagens abertamente LGBT serem centrais no enredo, e não apenas ambíguos ou periféricos.
Mais sobre Jungle Cruise
Jungle Cruise é um filme de aventura e fantasia dirigido por Jaume Collet-Serra, com roteiro escrito por Glenn Ficarra, John Requa e Michael Green, baseado na atração do parque temático de Walt Disney de mesmo nome.
Produzido pela Walt Disney Pictures, o filme é estrelado por Dwayne Johnson, Emily Blunt, Édgar Ramírez, Jack Whitehall, Jesse Plemons e Paul Giamatti, e segue o capitão de um pequeno barco que leva um grupo de viajantes por uma selva em busca da Árvore da Vida.
Jungle Cruise entrou em desenvolvimento desde o grande sucesso da franquia Piratas do Caribe. O projeto teve dificuldade para sair do papel por anos, concretizando-se apenas quando Dwayne Johnson entrou como produtor e protagonista.
Jungle Cruise está agora em exibição nos cinemas e disponível no Disney+ através do Premier Access.
Clique aqui para assinar o serviço de streaming e conferir o blockbuster.