Vilões têm o poder de cativar, amedrontar e, claro, despertar um sentimento de profundo rancor no espectador.
Seja por meio da crueldade, pela manipulação ou pela busca incansável pelo poder, alguns antagonistas se tornam inesquecíveis não apenas pela sua maldade, mas também por quão desprezíveis são.
Esta lista destaca aqueles vilões que conquistaram o ódio de todos que assistiram os filmes nos quais aparecem. Confira abaixo. (via ScreenRant)
Briony Tallis – Desejo e Reparação
Não é difícil imaginar por que a personagem Briony Tallis é uma mais odiados de Desejo e Reparação. Ela é a principal força destrutiva que arruína a vida de muitas pessoas no filme de época e, no final, suas mentiras resultam literalmente na morte de vários membros da família. Apesar de sua pouca idade, a menina de 13 anos da alta sociedade destruiu todos ao seu redor graças a seus desejos egoístas.
Diretor Norton – Um Sonho de Liberdade
Além de ter um elenco fantástico e um ótimo roteiro, Um Sonho de Liberdade também tem um dos personagens mais odiados de todos os tempos, o diretor Norton (Bob Gunton). Chefe da prisão titular, Norton é implacável e corrupto, disposto a fazer qualquer coisa com qualquer pessoa que possa, de alguma forma, revelar sua verdadeira natureza ao mundo fora da prisão.
Commodus – Gladiador
Commodus, o vilão covarde e cruel do filme Gladiador, de Ridley Scott, resistiu ao teste do tempo como um dos personagens mais memoráveis de Joaquin Phoenix, graças, em grande parte, à repugnância com que ele consegue transformar o personagem. Commodus é arrogante, mimado e egoísta, achando que tem direito aos atos cruéis que comete.
Percy Wetmore – À Espera de um Milagre
Percy Wetmore (interpretado por Doug Hutchison) prova que as pessoas mais malvadas nas prisões podem ser aquelas que estão do lado de fora das celas. Em À Espera de um Milagre, Percy se envolve na tortura de animais e seres humanos, é um chantagista e sabotador, abusa de seu poder como agente penitenciário e, muitas vezes, utiliza o abuso psicológico contra qualquer pessoa.
Enfermeira Ratched – Um Estranho no Ninho
No clássico com Jack Nicholson, a enfermeira Ratched é a antagonista central e uma das melhores vilãs da história do cinema. Ela é uma personagem manipuladora, fria e apática, que foi corrompida pelo poder que a instituição psiquiátrica lhe conferiu. Ela age como uma tirana passiva-agressiva, punindo qualquer pessoa que a desagrade, chegando até mesmo a submeter os pacientes menos obedientes a lobotomias forçadas e desnecessárias.
Dolores Umbridge – Harry Potter e a Ordem da Fênix
Harry Potter teve muitos vilões desprezíveis, mas uma das mais odiadas dos filmes foi, sem dúvida, Dolores Umbridge. Ela é uma representação adequada do pior do poder político e tinha uma veia sádica que funcionava em conjunto com uma falta de centro moral.
Burke – Aliens
Interpretado por Paul Reiser, Burke foi o personagem que acabou se tornando um traidor ganancioso. Burke é, acima de tudo, um fantoche corporativo que apoia seus empregadores na empresa Weyland-Yutani sem se importar com o perigo que está colocando os outros. Parte do motivo pelo qual Burke é tão odiado é que ele começa aparentemente simpático, mas sua verdadeira natureza vai sendo revelada com o tempo.