Filmes

Piratas do Caribe: Tatuagem de Jack Sparrow não faz sentido; entenda

A franquia Piratas do Caribe trabalhou muito nos detalhes sutis de fundo, mas um elemento vital das tatuagens de Jack Sparrow não faz sentido quando analisado de perto.

Lançado em 2003, o primeiro filme de Piratas do Caribe, Piratas do Caribe: A Maldição do Pérola Negra, foi um grande sucesso tanto para o público quanto para a crítica, graças ao seu roteiro perspicaz, elementos de terror assustadoramente ambientado no mar e ação empolgante de fanfarronice.

As sequências subsequentes de Piratas do Caribe não conseguiram recapturar o humor rápido e a ação do original, ficando atoladas nas minúcias da mitologia náutica da vida real e no conhecimento complexo da franquia.

Um elemento pelo qual o original era amado era seu foco inteligente em pequenos detalhes – embora algumas pequenas partes da série ainda não façam sentido após uma inspeção posterior.

Veja, por exemplo, as tatuagens de Jack. Assim como membros de gangues, motoqueiros e muitas outras subculturas, os piratas tinham todos os tipos de significado simbólico vinculados a tatuagens específicas, e muitas das de Jack carregam um significado tradicional – nem todas fazem sentido em uma inspeção mais próxima.

Por exemplo, na terminologia da tinta náutica (e para piratas em particular), a tatuagem de andorinha que Jack ostenta significa uma longa distância percorrida (5000 milhas náuticas para piratas), e também implica a segurança prometida de chegar em casa.

Mas o problema com este símbolo é que, para desgosto de Cutler Beckett e companhia, a casa de Jack Sparrow é o mar. Ele não celebraria um retorno à terra firme como muitos de seus tripulantes fariam, porque ele faz questão de não ter nenhum país, cidade ou vila natal.

Tatuagem que não faz sentido

Em termos de distância percorrida em sua carreira de pirata, não há dúvida de que Jack pode se orgulhar da conquista ligada à tatuagem quando os espectadores o conhecerem no primeiro filme de Piratas do Caribe. No entanto, o personagem não se encaixa no sentimento de “rota segura para casa” da tatuagem.

Jack odeia terra seca e considera a maioria dos países do mundo como versões maiores da ilha deserta em que ele acaba preso em Piratas do Caribe: A Maldição do Pérola Negra, o que significa que ele dificilmente se importaria em voltar em segurança para a costa quando o mar é seu lar.

Claro, esta não é a única tatuagem de Jack Sparrow com um significado que foi complicado.

A tatuagem simples de “Jack” pintada no braço de Johnny Depp era originalmente uma peça falsa de arte corporal que deveria fazer parte do traje de Jack Sparrow.

No entanto, Depp amou tanto a tatuagem que mais tarde a fez de verdade (com a real sendo também em homenagem a seu filho na vida real, Jack, nascido um ano antes dos primeiros de Piratas do Caribe chegarem aos cinemas).

Ironicamente, grande parte da maquiagem usada em Depp na verdade servia para encobrir suas tatuagens reais, que teriam parecido anacrônicas no personagem, além de adicionar mais arte corporal falsa apropriada à época para seu personagem de Piratas do Caribe.

No Brasil, os filmes de Piratas do Caribe, com Johnny Depp, estão agora disponíveis no Disney+.

Sair da versão mobile