Barbie já está em cartaz nos cinemas brasileiros! Antes de estrear, o filme se envolveu em uma grande polêmica internacional. A controvérsia fez a produção ser banida no Vietnã – além de gerar críticas em vários outros países. Sendo assim, por que um filme como Barbie pôde causar este verdadeiro incidente internacional?
“Depois de ser expulsa da Barbielândia por ser uma boneca ‘menos do que perfeita’, Barbie parte para o mundo humano em busca da verdadeira felicidade”, diz a sinopse oficial de Barbie.
Com Margot Robbie (Eu, Tonya) no papel principal, Barbie tem direção de Greta Gerwig (LadyBird). Ryan Gosling (La La Land) também está no elenco, no papel de Ken.
Revelamos abaixo por que Barbie foi banido no Vietnã – veja também como o estúdio do filme respondeu à polêmica.
Barbie é banido no Vietnã por motivo inusitado
No início de julho, o Governo do Vietnã baniu as exibições comerciais do filme Barbie devido a uma cena do filme que mostra um mapa do Mar do Sul da China com a “linha de nove traços” – área que é contestada pelo governo vietnamita.
A polêmica “linha de nove traços”, para quem não conhece, representa as reivindicações territoriais chinesas no Mar do Sul da China – reivindicações estas que o Vietnã contesta de maneira contundente.
Essa linha, que aparece na forma de U, também foi repudiada em uma decisão de arbitragem internacional por um tribunal em Haia em 2016. A China, por outro lado, se recusa a reconhecer a decisão.
Segundo Vi Kien Thanh, o diretor-geral do Departamento de Cinema do Vietnã, secretaria subsidiária do Ministério da Cultura, Esportes e Turismo, a proibição do filme Barbie foi decidida pelo Conselho Nacional de Avaliação de Filmes do Vietnã.
“Não concedemos licença para o filme americano Barbie ser lançado no Vietnã porque ele contém a imagem ofensiva da linha de nove traços”, teria afirmado o representante da pasta no jornal estatal Tuoi Tre.
Sob essa mesma justificativa, Barbie correu o risco de ser banido em países como Filipinas, Taiwan, Malásia e Brunei, já que todas estas nações possuem reivindicações sobre a controversa área.
Felizmente para as audiências destes países, todos eles– com exceção do Vietnã – decidiram permitir o lançamento de Barbie. Mas, para isso, a cena que mostra o mapa do mundo precisou ser reeditada.
A controvérsia não deve ser tratada como brincadeira, já que se relaciona a importantes disputas territoriais entre países da Ásia. O problema é que, com a divulgação da cena que causou o incidente, é até difícil levar a polêmica a sério.
Afinal, a cena em questão apresenta um mapa mundi que, claramente, foi desenhado por uma criança, com formas que não têm nada a ver com a divisão real dos países.
Em resposta à polêmica, a Warner se pronunciou por meio de uma nota oficial à imprensa, divulgada pela revista Variety.
“O mapa é um desenho infantil feito com giz de cera. Os rabiscos servem apenas para simbolizar a jornada de faz-de-conta que a Barbie faz da Barbielândia ao ‘mundo real’. Sua intenção não é fazer qualquer tipo de comentário”, explicaram os representantes do estúdio.
Na imagem, que você pode conferir abaixo, a polêmica Linha dos 9 Traços – que nem aparece com 9, mas sim com 8 traços – aparece ao lado da figura azul identificada como “Ásia”.
No Brasil, Barbie está em cartaz nos cinemas! Você já pode conferir o filme nas telonas.