Angustiante

Por que Christopher Nolan considera Oppenheimer um filme de terror

Mais assustador que muito terror por aí

Cillian Murphy em Oppenheimer.
Cillian Murphy em Oppenheimer.

Oppenheimer é um dos melhores filmes de Christopher Nolan, o que não é dizer pouco. Ao retratar a criação da bomba atômica sob ponto de vista de seu criador, o diretor acredita ter criado um filme de terror – ou algo bem perto disso. Vamos ver o porquê.

“Oppenheimer explora como o brilhantismo, a arrogância e o impulso implacável de um homem mudaram a natureza da guerra para sempre, levando à morte centenas de milhares de pessoas e desencadeando histeria em massa”, diz a sinopse oficial de Oppenheimer.

O elenco de Oppenheimer é liderado por Cillian Murphy (Peaky Blinders), Robert Downey Jr. (Homem de Ferro), Matt Damon (Perdido em Marte) e Emily Blunt (Um Lugar Silencioso).

Mostramos abaixo por que Christopher Nolan considera Oppenheimer um filme de terror. (via Looper)

Arte de Oppenheimer

Oppenheimer é um filme de terror?

Oppenheimer é sobre personagens tentando fazer o bem maior, por mais horrível que isso possa ser. É por meio de seus esforços que eles dão origem a um dos pontos mais significativos – e trágicos – da história humana.

Dito isso, para Christopher Nolan, esse é o filme mais próximo de um filme de terror que ele fez em sua memória recente.

“Algumas pessoas saem do filme absolutamente arrasadas”, disse Nolan em uma entrevista à Wired.

“Elas não conseguem falar. Há um elemento de medo que está presente na história e nas bases”, continuou.

Oppenheimer foi lançado no momento certo. O que torna o filme ainda mais assustador é a perspectiva próxima que o público tem do personagem titular.

Nolan escreveu o filme em primeira pessoa, uma abordagem que vai contra praticamente todas as práticas de roteiro. O diretor criou um filme que força o público a vivenciar a ansiedade e a culpabilidade de Oppenheimer na criação de uma arma de tamanha magnitude.

Você já pode assistir Oppenheimer nos cinemas brasileiros.

Sair da versão mobile