Por que Pennywise é um palhaço em It: A Coisa? Mistério é revelado

Publicado em 23/10/2020 18:00
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Baseado na obra de Stephen King, It: A Coisa é uma das sagas de terror mais bem sucedidas da atualidade, com seu segundo capítulo sendo considerado um dos melhores filmes de horror dos últimos anos.

O longa estreou recentemente na Netflix, e em pleno mês de Halloween, se estabeleceu como o filme mais assistidos da plataforma.

Continua depois da publicidade

Carregando anúncio...

Não foi possível carregar anúncio

O vilão do filme, Pennywise, será lembrado para frente como um dos palhaços mais assustadores da história do cinema. Embora o personagem tenha a habilidade de mudar de forma, seu visual de palhaço é com certeza o mais sinistro.

Confira abaixo o que Stephen King tem a dizer sobre a forma preferida do aterrador It!

Medo familiar

Atualmente, muita gente tem medo de palhaços. Vários aspectos da psicologia humana e da mídia moderna podem explicar esse temor, que foi popularizado graças à séries como American Horror Story e filmes como It: A Coisa.

O filme It é baseado no livro homônimo escrito por Stephen King. O segundo mais extenso livro da obra do autor demorou quatro anos para ser escrito, e contou com uma inspiração pessoal do autor para a forma favorita da entidade título.

“Meu objetivo com It era mesclar os monstros mais assustadores em uma só criatura. Mas aí eu pensei: ‘Deve existir uma criatura tão horrível, nojenta, sinistra que ninguém quer nunca encontrar… Algo que faz as pessoas gritaram só de ver’. Me perguntei: ‘O que assustaria qualquer criança’, e minha resposta foi ‘palhaços’”, contou o autor.

Em uma entrevista em 2005 com o apresentador Conan O’Brien, Stephen King compartilhou sua própria experiência sinistra com palhaços. Em uma viagem, o companheiro de assento do autor era o próprio Ronald McDonald, com o traje característico completo.

“Nessa hora você pensa: ‘E se o avião cair¿ Meu maior medo é morrer do lado de um palhaço’”, brincou o escritor.

Existem alguns estudos clínicos importantes que tentam explicar a psicologia por trás do medo de palhaços. De acordo com uma pesquisa publicada pela Universidade de Sheffield, “palhaços são universalmente detestados por crianças, e algumas delas os consideram assustadores e misteriosos”.

De acordo com o estudo, a maioria das crianças teme os palhaços porque a maquiagem característica esconde a verdadeira forma de seus rostos. 

Falando sobre Pennywise, o diretor Andy Muschietti falou sobre a razão do palhaço ser tão assustador. Segundo o cineasta, o vilão é bem sucedido em sua missão de assustar devido à sua imprevisibilidade.

“Pennywise faz coisas que não têm sentido nenhum, mas são assustadoras devido à sua estranheza”, afirmou Muschietti.

It: A Coisa está disponível na Netflix.

Sobre o autor

Alexandre Guglielmelli

Formado pela PUC Minas, sou especialista em filmes de terror, reality shows e cultura pop. Nas horas vagas, gosto de escrever e oferecer indicações de filmes e séries para os amigos.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Em Alta

Carregando...

Erro ao carregar conteúdo.

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio