Não bastasse a polêmica da falta de diversidade racial no Oscar – que gerou a campanha #OscarTãoBranco – agora é a vez do reboot de Power Rangers ficar no olho do furacão.
Após o anúncio de Elizabeth Banks como a vilã Rita Repulsa no novo filme da saga, as redes sociais se encheram de mensagens de indignações e fãs revoltados pelo fato de terem escolhido uma atriz caucasiana para viver uma personagem tradicionalmente não branca. Por conta disso, foi criada uma hashtag similar a do Oscar: #RitaRepulsaSoWhite (#RitaRepulsaTãoBranca).
“Elizabeth Banks é branca e Rita Repulsa é latina. Então esse ultraje era esperado”, diz um dos internautas.
Elizabeth Banks is playing Rita Repulsa in the new "Power Rangers" movie, so I think we can all go home for the day pic.twitter.com/eFfyO4nDld
— Jarett Wieselman (@JarettSays) 2 fevereiro 2016
“Eu não me importo com o cânone dos Power Rangers, mas Rita Repulsa era uma mulher japonesa. Elizabeth Banks é muito branca e loira. Isso está certo?”, diz outro tuiteiro.
I don’t care about Power Rangers canon, but Rita Repulsa was a Japanese woman. Elizabeth Banks is very white and blonde. That OK?
— Jordan Zakarin (@jordanzakarin) 2 fevereiro 2016
“Elizabeth Banks vai interpretar Rita Repulsa no filme dos Power Rangers. Já houveram umas três mulheres diferentes que a interpretaram. Nenhuma foi branca”, aponta um dos internautas.
Elizabeth Banks is playing Rita Repulsa in the Power Rangers movie. There have been like three different women who played her. None white.
— Blue Wavy (@KidFury) 2 fevereiro 2016
“Parabéns a Elizabeth Banks por se tornar a primeira mulher branca a viver Rita Repulsa. Legal ver que todo mundo está tendo uma chance”, ironizou outro internauta.
Congrats to Elizabeth Banks for becoming the first white woman to play Rita Repulsa, good to see everyone getting a chance huurrhhgg
— JAPSPEPORJ FENWAY (@SidizenKane) 2 fevereiro 2016
Outras pessoas também apontaram para o fato do novo Power Rangers já possuir um elenco diversificado, como o asiático Ranger Preto e o afro-americano Ranger Azul. No entanto, a maioria se mostrou contrária à escalação de Banks.
Novos Power Rangers terão os mesmos nomes dos heróis originais
Dacre Montgomery (Ranger Vermelho), Naomi Scott (Ranger Rosa), RJ Cyler (Ranger Azul), Ludi Lin (Ranger Preto) e Becky G (Ranger Amarelo) formam o novo grupo de jovens protagonistas do reboot.
O reboot mostrará os protagonistas no final da adolêscencia, com os heróis tendo por volta de 17 anos. Além de serem recrutados por Zordon para defender o mundo, eles ainda enfrentarão dramas pessoais no filme.
Segundo as últimas informações, vindas do Collider, o recomeço da franquia será chamado de Saban’s Power Rangers e custará US$ 35 milhões, um orçamento considerado baixo para os padrões de Hollywood.
O novo filme não seria exataente uma história de origem, conforme especulado, e sim deve continuar os eventos da atual série de TV dos heróis, Power Rangers Dino Charge, mas apresentando uma nova formação de Rangers – os uniformes dos heróis do cinema, no entanto, podem ser inspirados nos de Dino Charge – leia mais.
O diretor Dean Israelite (Projeto Almanaque) já leu o roteiro, escrito pela dupla Zack Stentz e Ashley Miller (X-Men: Primeira Classe, Thor), e classificou o filme como uma aventura “madura, mas divertida” – leia mais.
As filmagens do reboot de Power Rangers vão acontecer entre janeiro e abril em Vancouver, no Canadá.
Power Rangers tem estreia marcada para 13 de janeiro de 2017.