Prelúdio

Precisa assistir A Fantástica Fábrica de Chocolate antes de Wonka?

Saiba, também, qual versão assistir antes (ou depois)

Timothée Chalamet como jovem Willy Wonka
Timothée Chalamet como jovem Willy Wonka

Wonka, filme que traz Timothée Chalamet (Duna) como o jovem Willy Wonka, chega aos cinemas nesta quinta-feira (07). Dito isso, é preciso ver A Fantástica Fábrica de Chocolate antes? Revelamos adiante.

Baseado no clássico livro “A Fantástica Fábrica de Chocolate”, de Roald Dahl, Wonka mostra um jovem Willy Wonka e como ele conheceu os Oompa-Loompas em uma de suas primeiras aventuras, antes de se tornar o dono da maior fábrica de chocolate do mundo.

Chalamet é o terceiro ator a usar a cartola do personagem. Gene Wilder interpretou de forma memorável o doceiro na adaptação de 1971, Willy Wonka e a Fábrica de Chocolate, e Johnny Depp mais tarde encarnou o papel no reboot de 2005, Charlie e a Fábrica de Chocolate, dirigido por Tim Burton.

Além de Chalamet, o elenco de Wonka também conta com Rowan Atkinson, Sally Hawkins e Olivia Colman.

Paul King escreveu o roteiro ao lado do co-roteirista de As Aventuras de Paddington 2, Simon Farnaby. A direção ficou a cargo de Paul King, de As Aventuras de Paddington.

David Heyman, que produziu As Aventuras de Paddington, além dos filmes de Harry Potter, produz Wonka junto com Luke Kelly, responsável pelo recente Convenção das Bruxas.

Confira abaixo se é preciso ver A Fantástica Fábrica de Chocolate antes de Wonka.

É preciso ver A Fantástica Fábrica de Chocolate antes de Wonka?

Essencialmente, não é preciso ver qualquer versão de A Fantástica Fábrica de Chocolate (seja a de 1971, ou a de 2005) antes de Wonka, tendo em vista que o novo filme é um prelúdio, ambientado muitos anos antes.

No entanto, quem já tiver assistido terá uma base muito melhor e vai aproveitar mais as referências e a própria história do longa-metragem com Timothée Chalamet.

Mas qual versão assistir? O diretor Paul King já entregou essa resposta.

Falando com a EW, King afirmou: “Eu não queria reinventar essas coisas, porque o filme de 1971 criou esses visuais incrivelmente duradouros e icônicos. O que eu queria para este filme era ser como uma peça complementar àquele filme. Se você imaginar aquelas pessoas naquele mundo 25 anos antes, esse foi o meu processo inicial. Eventualmente, ele se tornaria aquela pessoa e teria aquela fábrica.”

Dessa forma, Wonka funciona como prelúdio para A Fantástica Fábrica de Chocolate de 1971 e não para o de 2005. Isso pode ser visto pelos visuais, especialmente dos oompa loompas, que têm aparência similar ao clássico com Gene Wilder.

Wonka será lançado nos cinemas brasileiros em 7 de dezembro.

Sair da versão mobile