Investigadores anti-corrupção da Malásia prenderam nesta terça-feira (03) o ex-Primeiro Ministro do país, Najib Razak, pelo seu suposto papel em um desvio multibilionário de um fundo de investimento estatal ligado ao financiamento do filme O Lobo de Wall Street (2013).
De acordo com a operação do governo, milhões de dólares foram transferidos para a sua conta da SRC International, uma antiga subsidiária do fundo 1MDB. Ainda nesta terça-feira, seu enteado, Riza Aziz, CEO da produtora Red Granite, responsável pela produção do filme, foi questionado pelas mesmas autoridades sobre o caso – as investigações contra ambos já haviam se tornado públicas há alguns dias.
Ator revela ter sido assediado por Kevin Spacey durante gravação nos anos 90
Segundo investigadores norte-americanos, o 1MDB foi usado para extrair desviar milhões de dólares para investimentos pessoais de Najib e sua família, como no filme de Martin Scorsese e outras produções da Red Granite. No início de 2018, a empresa aceitou devolver 60 milhões de dólares ao governo dos Estados Unidos, mas negou ter cometido qualquer irregularidade intencional.