A premiação mais importante da indústria do cinema acontece neste domingo, 25 de abril, e deve marcar um dos anos mais estranhos do mundo da arte – devido à pandemia de Covid-19 e o adiamento de vários filmes aguardados.
Mesmo assim, a disputa pelas principais categorias da premiação continua bastante acirrada. Mais uma vez, a Netflix conta com várias chances de levar para casa as estatuetas mais importantes do prêmio.
O site Digital Spy revelou quem serão os possíveis vencedores do Oscar, de acordo com o resultado de premiações anteriores e as conversas nos bastidores da indústria.
Será que a Netflix tem chances reais de vencer? Confira a seguir!
Melhor Filme
Indicados: Meu Pai, Judas e o Messias Negro, Mank, Minari, Nomadland, Bela Vingança, O Som do Metal e Os 7 de Chicago.
Segundo o Digital Spy, Nomadland tem tudo para ganhar o Oscar de Melhor Filme, já que conseguiu o prêmio mais importante no Globo de Ouro, Critics’ Choice Awards e Producers Guild of America Awards.
Nos últimos 31 anos, o PGA Award previu corretamente 21 vencedores do Oscar de Melhor Filme.
Na categoria de Melhor Filme, a Netflix concorre com Mank e Os 7 de Chicago.
Melhor Direção
Indicados: Lee Isaac Chung (Minari), Emerald Fennell (Bela Vingança), David Fincher (Mank), Thomas Vinterberg (Mais uma Rodada) e Chloé Zhao (Nomadland).
De acordo com o Digital Spy, Chloé Zhao deve ganhar o prêmio de Melhor Direção. A cineasta deve se tornar a segunda mulher a vencer a categoria desde a criação do Oscar. A primeira foi Kathryn Bigelow, que foi reconhecida por Guerra ao Terror em 2009.
Chloé Zhao já ganhou o prêmio de Melhor Direção no Globo de Ouro, Critics’ Choice Awards e na premiação do Sindicato de Diretores.
Melhor Ator
Indicados: Riz Ahmed (O Som do Metal), Chadwick Boseman (A Voz Suprema do Blues), Anthony Hopkins (Meu Pai), Gary Oldman (Mank), Steven Yeun (Minari).
Na categoria de Melhor Ator, a Netflix tem uma das maiores chances da noite. Tudo indica que o Oscar da categoria será concedido a Chadwick Boseman – o que seria uma vitória bastante emocionante, já que o ator morreu em 2020 e A Voz Suprema do Blues foi sua última performance.
Boseman venceu também o SAG Awards, premiação que previu corretamente os vencedores da categoria de Melhor Ator em 21 das 26 edições mais recentes.
Melhor Atriz
Indicadas: Viola Davis (A Voz Suprema do Blues), Andra Day (Estados Unidos vs. Billie Holiday), Vanessa Kirby (Pieces of a Woman), Frances McDormand (Nomadland), Carey Mulligan (Bela Vingança).
De acordo com o Digital Spy, Viola Davis pode vencer o Oscar de Melhor Atriz. No entanto, a categoria deve ser uma das mais concorridas da noite, e o prêmio pode ir para qualquer uma das indicadas.
Andra Day venceu no Globo de Ouro, Carey Mulligan triunfou no Critics’ Choice Awards, Frances McDormand foi premiada no BAFTA e Viola Davis dominou o SAG Awards. Ou seja, o prêmio está em disputa acirrada.
Melhor Ator Coadjuvante
Indicados: Sacha Baron Cohen (Os 7 de Chicago), Daniel Kaluuya (Judas e o Messias Negro), Leslie Odom Jr. (Uma Noite em Miami), Paul Raci (O Som do Metal), Lakeith Stanfield (Judas e o Messias Negro).
O prêmio de Melhor Ator Coadjuvante no Oscar 2021 deve ir para Daniel Kaluuya, por sua excelente performance como Fred Hampton em Judas e o Messias Negro.
O ator já conta com um trio de vitórias no Globo de Ouro, Critics’ Choice Awards e SAG Awards.
Melhor Atriz Coadjuvante
Indicados: Maria Bakalova (Borat 2); Glenn Close (Era Uma Vez um Sonho); Olivia Colman (Meu Pai), Amanda Seyfried (Mank) e Youn Yuh-jung (Minari).
Segundo o Digital Spy, a disputa pelo Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante está entre Maria Bakalova e Youn Yuh-jung. A estrela de Borat 2 venceu o Critics’ Choice Awards, e o SAG Awards premiou Youn Yuh-jung.
A única que (provavelmente) não deve ganhar o prêmio é Amanda Seyfried, que não foi nem mesmo indicada ao SAG Awards.
As chances da Netflix
Mesmo indicada a várias categorias, a Netflix tem poucas chances de vencer os prêmios mais cobiçados da noite.
A grande chance da Netflix nas categorias principais vem do filme A Voz Suprema do Blues, que pode render uma vitória para Viola Davis e um Oscar póstumo para Chadwick Boseman.