A trajetória das adaptações live-action do Batman ao longo dos anos foi marcada por diversas e memoráveis fantasias, no entanto, The Brave And The Bold, da DCU, surge como oportunidade para revitalizar a representação visual de outro personagem do universo do Batman, algo que não acontece há anos.
Os trajes nem sempre sejam o único ponto na construção de um personagem, eles desempenham um papel central na estética dos filmes de super-heróis, transmitindo elementos tonais e narrativos fundamentais ao público. Este fato é particularmente relevante para um dos aliados mais próximos do Batman, cujas encarnações em live-action parecem, até o momento, perder esse componente-chave.
Ainda temos apenas uma pequena amostra dos trajes da DCU até o momento, as perspectivas são promissoras. Recentemente, James Gunn compartilhou um vislumbre da nova indumentária do Superman, que parece fortemente inspirada nos quadrinhos.
É digno de nota o tom vibrante de azul e o fundo amarelo do emblema do Superman, proporcionando uma abordagem mais colorida em comparação com a versão anterior do DCEU. É de se esperar que essa atenção aos detalhes e fidelidade aos trajes dos quadrinhos também se estenda ao projeto Batman da DCU, possibilitando que The Brave And The Bold corrija uma das falhas consistentes observadas nas representações anteriores da DC.
As fantasias anteriores de Robin da DC
As representações live-action de Robin tem enfrentado desafios para capturar plenamente a essência do personagem por algum tempo.
Apesar de várias razões contribuírem para a falta de apelo dessas versões em comparação com suas contrapartes dos quadrinhos, uma área em que filmes e programas de TV consistentemente escorregam é na caracterização visual de Robin.
Com frequência, as adaptações recentes de live-action apresentam trajes de Robin que parecem mais uma versão barata de fantasias de Batman do que designs distintos e específicos para o próprio Robin.
Outro ponto de desvio está nas cores utilizadas nas fantasias de Robin, que geralmente são mais suaves do que as vibrantes cores presentes nos quadrinhos. As cores vivas são fundamentais para a identidade do personagem de Robin e, em alguns casos, têm justificativas narrativas dentro do universo.
Além disso, ao contrário do visual fortemente blindado de Batman, Robin normalmente não é retratado com o mesmo nível de proteção. No entanto, versões recentes em live-action frequentemente desviam desse padrão, perdendo a autenticidade do personagem. Desde Batman Eternamente, não vemos um traje colorido e não blindado para Robin, e mesmo nesta instância, a vestimenta original dos Flying Graysons é substituída por um traje blindado no desfecho do filme.
O Robin da DCU já tem a inspiração mais atraente
James Gunn revelou que uma das histórias em quadrinhos do Batman que serviu de inspiração para The Brave And The Bold é a corrida de Grant Morrison sobre Batman e Robin.
Nessa narrativa, Damian Wayne utiliza um traje vermelho brilhante, aparentemente confeccionado com um material acolchoado em contraposição a uma armadura rígida. Detalhes verdes vibrantes, presentes em suas luvas, máscara e botas, contribuem para a estética única. Se a DCU estiver verdadeiramente buscando inspiração visual nessa história em quadrinhos, parece que a fantasia ideal para Robin pode estar no horizonte.
Mesmo considerando outras representações de Damian Wayne fora da obra de Morrison, é comum vê-lo usando uma vestimenta feita de materiais mais leves. Essas indumentárias muitas vezes apresentam uma sensação solta ao redor da cintura, quase assemelhando-se a vestes. Essa abordagem não apenas diferencia Damian dos outros Robins, mas também faz uma referência visual aos seus vínculos com os Al Ghuls e a Liga dos Assassinos.
Independentemente da direção que The Brave And The Bold tomar com a fantasia de Robin para Damian, é imperativo que busquem evitar semelhanças excessivas com o traje do Batman, garantindo assim uma identidade visual única e autêntica para o personagem.
Qual a necessidade do traje de Robin precisa ser diferente do Batman?
O traje distintivo do Robin em contraste visual com o Batman desempenha vários papéis. As cores vibrantes presentes no traje de Robin geralmente indicam que ele é um personagem mais otimista e luminoso.
Robin sempre simbolizou a oportunidade de Bruce Wayne proporcionar a outra pessoa a infância feliz que ele próprio não teve, portanto, é lógico que o visual do Robin seja mais vívido em comparação com o do Batman. Na trama da história, faz sentido que Robin use roupas mais brilhantes e folgadas, pois sua agilidade e acrobacia superam as habilidades físicas do Batman.
O traje mais leve permite que Robin se movimente mais rapidamente, compensando sua menor força em relação ao Batman. Em alguns casos, a DC explicou que Batman incentiva o uso de cores mais chamativas para que Robin não confie excessivamente em sua fantasia, garantindo que ele seja treinado da melhor forma possível e evitando ferimentos durante o trabalho.
Seja como parte da narrativa ficcional ou como uma representação visual das diferenças fundamentais entre Robin e Batman, seria interessante que Robin possua uma vestimenta distintiva.
Aguardamos que a equipe criativa por trás de The Brave and the Bold dedique tempo para compreender o que torna Robin único como personagem, assegurando que seu traje reflita essas características de maneira autêntica.
O filme The Brave And The Bold está previsto para 2026.