Em 2020, foi revelado que outro remake de Scarface estava em andamento com Luca Guadagnino (Me Chame Pelo Seu Nome, Suspiria) definido para dirigir. No entanto, o diretor conversou recentemente com o The Hindu e revelou que não está mais ligado ao projeto.
“Não estou mais trabalhando em Scarface”, revelou Guadagnino.
A reinicialização de Scarface está em desenvolvimento há algum tempo, com vários roteiristas, diretores e até mesmo atores envolvidos em um momento ou outro. O astro de Star Wars: Andor, Diego Luna, já havia sido escalado para estrelar o filme, mas ele confirmou em 2020 que não estava mais envolvido.
Versões anteriores do roteiro do próximo Scarface vieram de grandes nomes como Joel e Ethan Coen, Gareth Dunnet-Alcocer, Jonathan Herman e Paul Attanasio. Quando Guadagnino foi anunciado originalmente como diretor, foi dito que Dylan Clark produziria o filme com Scott Stuber, enquanto Brian Williams também estava ligado à produção executiva.
“As pessoas afirmam que eu só faço remakes, mas a verdade é que o cinema tem se refilmado ao longo de sua existência. Não é porque é uma maneira preguiçosa de não conseguir encontrar histórias originais. É sempre uma questão de ver o que certas histórias dizem sobre nosso tempo”, explicou Guadagnino à Variety em 2020.
“O primeiro Scarface de Howard Hawkes era sobre a era da proibição. Cinquenta anos depois, Oliver Stone e Brian De Palma fizeram sua versão, que é muito diferente do filme de Hawkes. Ambos podem ser vistos em uma prateleira como duas maravilhosas peças de escultura. Esperamos que a nossa, mais de quarenta anos depois, seja outra reflexão digna sobre um personagem que é um paradigma para nossas próprias compulsões por excesso e ambição. Acho que minha versão será muito oportuna”.
Mais sobre Scarface
A versão de 1983, dirigida por Brian De Palma, trouxe Al Pacino como Tony Montana, um imigrante cubano que rapidamente se torna o criminoso mais poderoso de Miami.
Scarface também conta com Michelle Pfeiffer como a namorada de Montana, que se tornou uma relutante esposa. Escrito por Oliver Stone, era um remake sangrento, violento e chocante do filme de Howard Hawks de 1932, e causou polêmica no seu lançamento.
Apesar disso, o filme foi um sucesso de bilheteria e desde então se tornou um clássico da cultura pop.
Já foi parodiado em inúmeros filmes, videoclipes e até mesmo em jogos como Grand Theft Auto: Vice City, que apresenta uma batalha final que copia quase exatamente a icônica cena final do filme.
Ainda não há data de lançamento para o novo remake de Scarface.