Quentin Tarantino quase dirigiu um filme de Star Trek, mas o projeto nunca avançou, e apenas agora foi revelado o motivo.
Segundo o roteirista Mark L. Smith (O Regresso), o renomado cineasta descartou a produção porque não queria que Star Trek fosse o 10º e último filme de sua carreira.
“Quentin queria contar um tipo de história tão específica e distinta que se encaixava em meu tipo de sensibilidade”, disse Smith ao Collider. “Então eu escrevi isso, Quentin e eu fomos e voltamos, ele faria alguma coisa com isso, e então ele começou a se preocupar com os números, seu número não oficial de filmes. Lembro que estávamos conversando, e ele disse: ‘Se eu conseguir aceitar a ideia de que Star Trek poderia ser meu último filme, a última coisa que faria. É assim que quero terminar?’. E acho que esse foi o obstáculo que ele nunca conseguiu superar, então o roteiro ainda está em algum lugar de sua mesa. Mas isso é uma daquelas coisas que não consigo imaginar acontecendo. Mas seria o melhor filme de todos de Star Trek, não só pelo meu roteiro, mas apenas pelo que Tarantino faria com o filme”.
O roteirista ainda descreveu o projeto como sendo “para maiores de idade, com um tipo de violência meio Pulp Fiction”.
Fim da carreira
Tarantino pretende encerrar sua carreira com o vindouro The Movie Critic, que é inspirado em um crítico de cinema que publicava seus artigos em uma revista pornô dos anos 1970.
O diretor de Pulp Fiction disse ao Deadline que o filme “é baseado em um cara que realmente viveu, mas nunca foi realmente famoso, e costumava escrever críticas de filmes para uma revista pornô”.
Tarantino descobriu o escritor ainda adolescente, quando tinha um emprego carregando revistas adultas em uma máquina de venda automática.
“Ele era muito rude, sabe. Ele xingava. Usava injúria racial. Mas era muito engraçado. Ele era muito grosseiro”, continuou. Segundo Tarantino, o crítico morreu aos 30 e poucos anos: “Não ficou claro por um tempo, mas agora fiz mais algumas pesquisas e acho que foram complicações devido ao alcoolismo”.
The Movie Critic, segundo ele, se passa na Califórnia, em 1977. No filme, a revista pornô se chamará The Popstar Pages.
O diretor revelou que não planeja escalar Brad Pitt ou Leonardo DiCaprio, como protagonista. “Ainda não decidi, mas vai ser alguém na faixa de 35 anos”, disse. “Definitivamente será um novo protagonista para mim.”
Não há data de estreia para The Movie Critic.