O Sindicato de Roteiristas dos EUA (WGA) chegou a um acordo preliminar com a Aliança de Produtores de Cinema e TV (AMPTP) para encerrar a greve após quase cinco meses.
As partes finalizaram o esboço do acordo no domingo, quando conseguiram desfazer o impasse sobre a inteligência artificial e os níveis de equipe de redação.
“Alcançamos um acordo preliminar sobre um novo MBA 2023, o que significa um acordo em princípio sobre todos os pontos do acordo, sujeito à redação final do contrato”, disse a WGA aos seus membros em um comunicado.
Os detalhes do acordo preliminar da WGA não foram divulgados, mas serão revelados pelo sindicato antes das votações de ratificação dos membros.
Roteiristas podem não voltar a trabalhar
Os estúdios também questionaram se, uma vez que um acordo preliminar for ratificado pelos escritores, eles voltariam a pegar suas canetas e teclados muito em breve.
O sindicato dos roteiristas havia feito a solicitação de que seus membros não retornassem ao trabalho até que o sindicato de atores dos EUA (SAG-AFTRA) também tivesse um novo acordo com a AMPTP, refletindo o sentimento de solidariedade da WGA entre os dois sindicatos que caracterizou sua primeira greve mútua desde 1960.
Com tudo isso, levará alguns dias para que a greve seja oficialmente encerrada, já que a WGA West e a WGA East prosseguem com seu processo de ratificação. Vale destacar que existe a possibilidade dos membros do sindicato votarem contra o fim da greve por não gostarem do acordo.
Durante a última greve da WGA em 2007-08, um acordo preliminar foi alcançado no 96º dia e só terminou no 100º.