A Rússia provou mais uma vez sua retrógrada política homofóbica ao cortar todas as cenas gays de Rocketman, cinebiografia de Elton John. A informação é do Yahoo Movies.
Por volta de cinco minutos do filme ficaram de fora em razão das leis do país, que banem “propaganda homossexual” (aparentemente a opção sexual é influenciada pelo que vemos em telas – cuidado ao assistirem National Geographic e Discovery!).
O crítico de cinema russo Anton Dolin foi o primeiro a revelar essas alterações, tendo publicado no Facebook as mudanças do filme.
“Todas as cenas com beijos, sexo e sexo oral entre homens foram cortadas”, disse Dolin, que assistiu a versão original antes da estreia do filme e pôde ver as mudanças.
O crítico ainda criticou o corte de um dos dizeres finais do filme, que aparece em tela, informando ao público que Elton John vive com seu marido.
O Ministério da Cultura tentou tirar o seu da reta ao negar envolvimento com a censura, dizendo ao Interfax (via Yahoo), que “a decisão [de cortar essas cenas] foi unicamente do distribuidor do filme”.
Mas todos sabemos o que aconteceria se o filme tivesse estreado com cenas de sexo gay na Rússia.
Em todo caso, Rocketman já está em exibição nos cinemas brasileiros, felizmente em sua versão original.