Conhece?

Scarface tem uma continuação que você nunca ouviu falar

Scarface: Scarred for Life é uma sequência em quadrinhos onde Tony Montana sobrevive, enfrenta desafios e tem um final ambíguo, com tom humorístico e sombrio.

Scarface tem uma continuação que você nunca ouviu falar

Mesmo quem nunca assistiu ao drama criminal de 1983, Scarface, provavelmente conhece o final do filme. O traficante Antonio “Tony” Montana (Al Pacino) entra em um frenesi em sua mansão após ser invadida pelos capangas armados do rei da cocaína boliviano Alejandro Sosa (Paul Shenar). Sem nada a perder, Tony defende-se destemidamente — e imprudentemente — contra os homens de Sosa, pede que eles “digam olá ao seu amiguinho” e encontra seu fim quando um dos capangas atira nele pelas costas.

A cena de um Tony Montana muito morto de bruços em sua piscina interna, com os pés próximos a uma estátua que exibe as palavras O Mundo é Seu, marca o fim definitivo de um filme icônico. Mas, embora a maioria dos fãs possa ter ouvido falar da tentativa malsucedida de David Ayer de um reboot de Scarface, é um fato bastante obscuro que o filme teve uma sequência em quadrinhos onde Tony está, na verdade, vivo após o ataque sangrento em sua mansão.

Estreando 23 anos depois do filme que o inspirou, a minissérie de cinco edições da IDW Publishing, Scarface: Scarred for Life, foi publicada de dezembro de 2006 a abril de 2007, escrita por John Layman e ilustrada por Dave Crosland. Aqui, é revelado que Tony sobreviveu ao tiroteio com os homens de Sosa, embora por pouco. Logo após, um par de agentes da DEA o obriga a ficar em um pequeno e sujo apartamento para sua proteção. Ele descobre que sua esposa afastada, Elvira (interpretada no filme por Michelle Pfeiffer), não quer saber nada dele. Sem surpresas aí, mas o grande choque é que agora ela é casada com Sosa.

É isso que Tony tem de enfrentar enquanto tenta reconstruir seu império criminoso. Mas será que ele consegue agora que as chances estão mais contra ele do que nunca? A série de sequência termina de maneira ambígua. Conforme os eventos de Scarface: Scarred for Life progridem, os leitores veem Tony Montana voltar à proeminência criminal enquanto supera vários rivais do submundo, bem como os dois agentes da DEA que o perseguem.

Eventualmente, Elvira percebe que ainda tem sentimentos por Tony e, enquanto ele está na Bolívia, ela o ajuda a escapar de Sosa, que continua sendo uma constante ameaça. Mas Tony permanece determinado a derrotar Sosa de uma vez por todas, levando a um confronto com os federais, incluindo um dos agentes da DEA que o perseguia e que antes era dado como morto.

O final de Scarred for Life mostra Elvira, com uma arma apontada para Tony, persuadindo seu ex-marido a se render para seu próprio bem. Tony responde apontando sua arma para Elvira, enquanto o agente da DEA mira seu rifle de precisão no desafiador traficante. Após Tony declarar que ninguém pode detê-lo, um tiro é disparado, e fica ambíguo quem atirou em quem.

Scarface: Scarred for Life – A Sequência Não Canônica que Ressuscita Tony Montana com Humor Sombrio

Vale mencionar que os eventos de Scarred for Life são considerados não canônicos. A série também adota um tom mais humorístico e sombrio do que o filme, conforme admitido pelo escritor John Layman em um comunicado oficial da IDW Publishing (via Comic Vine).

Tony pode ter morrido na tela, eliminando qualquer esperança de uma sequência adequada de Scarface, mas se você está procurando uma interessante versão alternativa de um dos vilões mais notórios do cinema, Scarred for Life definitivamente vale a pena ser conferido.

Onde assistir ao clássico Scarface? Telecine.

Sair da versão mobile