Filmes

Segredo de Pennywise que It: A Coisa não quis mostrar é revelado

It: A Coisa de Stephen King foi adaptado em uma minissérie e dois filmes para o cinema, mas todos deixam de fora uma importante revelação sobre Pennywise.

Claro, Pennywise, o palhaço dançante, é apenas a forma preferida do monstro de It: A Coisa, um antigo ser alienígena de outra dimensão que foi predador de humanos por centenas de anos antes do início do romance.

A Coisa é uma criatura de tremendo poder e em alguns pontos parece impossível de derrotar, mas em todas as versões da história, a Coisa inevitavelmente cai para o Clube dos Perdedores.

A arma primária da Coisa é sua capacidade de mudar de forma para praticamente qualquer coisa, seja humano, animal ou outro tipo de monstro.

No livro, a Coisa ainda se transforma no monstro de Frankenstein e no tubarão de Tubarão, transformações provavelmente deixadas de fora da minissérie e dos filmes por motivos de licenciamento.

Enquanto os humanos são incapazes de perceber completamente sua verdadeira forma, a representação física mais próxima é uma aranha gigantesca e monstruosa, que no filme It – Capítulo Dois foi modificada para ter o torso de Pennywise no topo de suas muitas pernas.

Tanto na minissérie quanto nas adaptações para o cinema de It: A Coisa, o Clube dos Perdedores luta contra essa forma física de aranha gigante, assim como no livro, embora sem as muitas diversões metafísicas encontradas no romance de King.

No entanto, há uma revelação importante no final que nenhuma das versões para tela adaptou.

Segredo esquecido

Quando o Clube dos Perdedores desce para o covil da Coisa para sua batalha final no livro de Stephen King, eles fazem uma descoberta horrível: a Coisa é uma fêmea. Ou a criatura pelo menos parece ser, já que a Coisa tem posto ovos no subsolo.

Após essa revelação, a missão secundária dos Perdedores passa a ser destruir todos os ovos da Coisa para que nenhum monstro bebê possa eclodir, além de matar seu próprio inimigo. Felizmente, o livro deixa bem claro que eles realizam essa tarefa.

Então, novamente, as dicas de que Pennywise ainda pode estar vivo nos livros subsequentes nos fazem pensar.

Não está claro por que o ponto da trama de Coisa ser fêmea e botar ovos foi deixado de fora de ambas as adaptações de It: A Coisa até agora, mas uma conclusão lógica é que embora seja um desenvolvimento memorável, realmente não afeta muito a história.

No mínimo, parece mais como King tentando deixar a porta aberta para uma sequência de It: A Coisa, pois embora pareça que os Perdedores esmagaram todos os ovos, alguém poderia ter passado despercebido de alguma forma.

Considerando que King não tem planos de escrever uma sequência, os ovos de It: A Coisa parecem destinados a permanecer algo em que apenas os leitores constantes do autor passam muito tempo pensando.

It: A Coisa e It – Capítulo Dois tiveram direção de Andy Muschietti. Os filmes foram lançados em 2017 e 2019, respectivamente.

It: A Coisa está disponível na Netflix.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.