Filmes

Star Wars 9 quebra recorde negativo com público; entenda!

Star Wars: A Ascensão Skywalker tem oficialmente um CinemaScore mais baixo do que a trilogia de prelúdios de Star Wars. A mais nova produção da mega-franquia acaba de chegar aos cinemas. A Ascensão Skywalker é o capítulo final da nova série de sequências de Star Wars e também é o último filme acompanhando os Skywalker, marcando o fim de uma era.

As sequências começaram com Star Wars: O Despertar da Força em 2015, com ótima recepção do público e da crítica. O filme usou elementos da série original que eram amados pelos fãs, trouxe novos personagens e introduziu Star Wars para uma nova geração de telespectadores.

As sequências contaram a história sobre o que aconteceu com a galáxia após a queda do Império. Das cinzas do Império, que caiu em O Retorno de Jedi, a Primeira Ordem surgiu. Rey e os outros novos personagens enfrentaram a Primeira Ordem para salvar a galáxia mais uma vez.

O CinemaScore acabou de revelar que Star Wars: A Ascensão Skywalker obteve um B+. Isso torna a pontuação do filme mais recente de Star Wars menor que a de cada prelúdio. A Ameaça Fantasma, O Ataque dos Clones e A Vingança dos Sith receberam um A- no CinemaScore.

Isso também coloca o filme mais recente abaixo dos dois filmes anteriores, O Despertar da Força e Os Últimos Jedi, ambos com um A. O CinemaScore é uma empresa de pesquisa de filmes que mede a resposta do público para criar relatórios e prever o desempenho de um filme nas bilheterias. Mais popularmente, eles fornecem notas para os filmes com base na resposta do espectador.

Como funciona?

O CinemaScore realiza uma pesquisa com os frequentadores de cinemas da América do Norte (incluindo o Canadá) durante o fim de semana de estreia. Os membros do público recebem uma pesquisa composta por seis perguntas, todas na escala A a F. Isso também inclui informações demográficas, bem como perguntas sobre o interesse em adquirir Blu-ray e DVD do filme em questão.

Talvez as expectativas do filme final fossem simplesmente muito altas para atender. Hoje em dia, grande parte da cultura pop, seja cinema ou televisão, está envolvida na cultura do hype. Os trailers podem aumentar o entusiasmo por um filme, especialmente os trailers de Star Wars, e os fãs discutirão esses filmes on-line com meses de antecedência.

Antes de A Ameaça Fantasma, em 1999, quase 16 anos se passaram desde O Retorno de Jedi. Mesmo que os filmes anteriores sejam amplamente divulgados hoje, talvez os fãs ainda estejam felizes por ter Star Wars novamente. Hoje, há um fluxo constante de novos conteúdos de Star Wars, com séries animadas como Star Wars Rebels, filmes independentes como Rogue One e séries em live-action como The Mandalorian. O hype pode estar no auge de todos os tempos, mas também as expectativas dos fãs, a julgar por algumas petições dos fãs de Star Wars.

Métricas como as do CinemaScore podem dizer muito e nada ao mesmo tempo. O CinemaScore pode fornecer a resposta geral do público, mas isso não significa necessariamente nada sobre os méritos técnicos do filme ou sua capacidade de contar uma história.

Da mesma forma, um site como o Rotten Tomatoes pode agregar os dados dos críticos e chegar a um consenso, mas pode não representar com precisão se as pessoas gostarão de um filme. O cinema, como qualquer outra expressão criativa, é amplamente subjetivo.

Star Wars: A Ascensão Skywalker está em cartaz nos cinemas.

Sair da versão mobile