Filmes

Star Wars 9 tenta consertar erro de Os Últimos Jedi - e piora tudo!

Star Wars: A Ascensão Skywalker aborda diretamente a polêmica manobra de Holdo de Star Wars: Os Últimos Jedi. A parte central de Rian Johnson da trilogia de sequências de Star Wars se mostrou divisória por várias razões, desde o seu retrato de Luke Skywalker até o fato de desfazer o significado de vários mistérios criados por Star Wars: O Despertar da Força.

Entre as preocupações secundárias (mas não menos debatidas) estavam as ações da vice-almirante Holdo durante o terceiro ato de Os Últimos Jedi. A Resistência em declínio está em retirada, perseguida incansavelmente pela poderosa Primeira Ordem, e está sendo lentamente abatida pela frota superior.

A fim de ganhar tempo para seu povo evacuar para a base próxima de Crait, Holdo executa uma estratégia ridiculamente ambiciosa, colocando a capitânia da Resistência na direção da Primeira Ordem na velocidade da luz, cortando a nave ao meio.

Embora visualmente magnífica, essa cena não causou pouca controvérsia entre os fãs. Alguns postularam que, se uma nave que viaja na velocidade da luz pode colidir com outra, por que não era uma ocorrência regular na galáxia?

Certamente naves estariam colidindo com coisas o tempo todo? Supondo que Holdo tenha feito algo para garantir que ela colidisse com a outra nave, o problema mais urgente é por que os rebeldes ou a Resistência não haviam pensado nessa tática eficaz antes?

Certamente programar naves para entrar automaticamente na direção do Império/Primeira Ordem na velocidade da luz seria uma ótima maneira de derrotar Star Destroyers, ou mesmo a Estrela da Morte?

Star Wars: A Ascensão Skywalker tenta resolver essas questões. Durante uma reunião da Resistência após o retorno de Palpatine, Beaumont Kin, de Dominic Monaghan, sugere executar a manobra de Holdo novamente, mas Finn descarta a ideia, argumentando que é uma chance de dar certo em um milhão.

Isso explica de alguma forma por que a ramificação da velocidade da luz não é uma tática comum no manual de Star Wars. Para reforçar o argumento, Star Wars: A Ascensão Skywalker também inclui uma sequência em que Poe usa o “hiperespaço” para fugir de alguns caças da Primeira Ordem, pilotando continuamente a Millennium Falcon na velocidade da luz, um salto após o outro, cada vez sem colidir com qualquer um dos arredores.

Mais problemas

Infelizmente, a explicação da manobra de Holdo Maneuver, de Star Wars: A Ascensão Skywalker, está apenas pela metade. Por um lado, revelar as chances astronômicas de iniciar a manobra ajuda a explicar por que não havia sido usada como tática militar antes, além de responder por que essas colisões geralmente não acontecem por acidente durante uma viagem espacial.

Em termos de estratégias de batalha, a manobra de Holdo é tão confiável quanto esperar que o Imperador “simplesmente vá embora”. Além disso, as estatísticas confirmam que a velocidade da luz ainda é uma maneira relativamente segura de viajar, especialmente porque as chances provavelmente aumentariam ainda mais quando o piloto estivesse tentando evitar uma colisão.

No entanto, as novas informações fornecidas por Star Wars: A Ascensão Skywalker criam seu próprio conjunto de problemas, principalmente porque o sacrifício de Holdo agora está relegado a uma sorte barata e idiota. Se a manobra de Holdo tinha uma chance tão baixa de sucesso, nem a própria vice-almirante tinha como saber se poderia fazê-la ou se simplesmente acabaria em outra parte da galáxia, deixando seus amigos presos.

Isso está muito em desacordo com a forma como os eventos se desenrolam em Star Wars: Os Últimos Jedi. Quando as intenções de Holdo se tornam claras, Poe e General Hux agem como se soubessem o que vai acontecer.

Em vez de questionar se é possível, eles questionam se Holdo realmente estaria disposta a fazê-lo, e entram em pânico quando essa resposta se torna aparente.

Pode-se argumentar que Holdo era tão habilidosa, experiente e sábia que só ela poderia usar a manobra implausível e ousada, mas isso implica subsequentemente que os pilotos da Resistência anteriormente não poderiam ter imitado a estratégia de Holdo, o que parece igualmente inviável. Star Wars: A Ascensão Skywalker complica ainda mais as coisas quando mostra o que parece ser uma segunda manobra de Holdo sendo executada em um Star Destroyer acima de Endor durante os momentos finais do filme.

Esta parece ser uma outra controversa das grandes.

Por mais desconfortável que seja, a verdade um pouco deprimente é simplesmente que Star Wars: A Ascensão Skywalker e Os Últimos Jedi não se alinham. Os dois filmes foram feitos por diretores muito diferentes, com idéias muito diferentes, e a manobra de Holdo é apenas uma das muitas contradições que existem como resultado.

Star Wars: A Ascensão Skywalker está em cartaz nos cinemas.

Sair da versão mobile