A morte de Carrie Fisher em 2016 pegou todos de surpresa. Fora triste fato de seu falecimento, a Disney entrou em um enorme dilema sobre como resolver questões envolvendo Leia Organa na nova trilogia da saga Star Wars.
Como a personagem sobreviveu aos eventos de Os Últimos Jedi, muitos se perguntam como funcionará a inserção da personagem em Episódio 9.
Segundo J.J. Abrams, material não utilizado de O Despertar da Força forneceria grande sustentação para a performance da atriz. Hoje, o irmão de Fisher também afirmou cenas não finalizadas em Os Últimos Jedi darão apoio para que ela esteja presente em Episódio 9.
“Falei com Todd Fisher hoje sobre isso e ele também disse que estava conversando com J.J. Abrams. Perguntei a ele se utilizariam cenas de Os Últimos Jedi também, já que o texto para a imprensa só afirmava sobre o material do Despertar da Força. Ele confirmou que usariam cenas dos dois filmes, mas não disse quantos minutos que serão utilizados na versão final”, contou o apresentador do podcast Resistance Broadcast.
A Lucasfilm afirmou categoricamente que não utilizaria CGI para trazer a atriz de volta para as telas ou que abririam novamente um processo de casting para escolher uma nova atriz.
Star Wars: Episódio 9 estreia em dezembro de 2019.