Neste ano, o filme The Flash se tornou uma das maiores bombas da história da Warner, trazendo um prejuízo milionário para o estúdio. O que muitos fãs não sabem é que, uma década antes do lançamento do longa, o cineasta Steven Spielberg previu o fracasso financeiro da produção – e de vários outros projetos do tipo.
The Flash, com o polêmico Ezra Miller no papel principal, chegou aos cinemas em 16 de junho. O longa falhou em conquistar público e crítica, detonado por sua trama inconsistente e pelos péssimos efeitos especiais.
Com um orçamento de 220 milhões de dólares (sem incluir os custos de marketing), o filme faturou apenas 263 milhões nas bilheterias, tornando-se assim um dos maiores fracassos financeiros da história do cinema.
Revelamos abaixo como Steven Spielberg previu o fracasso de The Flash, e de outros filmes do mesmo estilo, há mais de 10 anos; confira! (via The Hollywood Reporter)
Steven Spielberg explica o fracasso de The Flash
Famoso por filmes como Jurassic Park, E.T: O Extraterrestre, Indiana Jones, Tubarão, A Lista de Schindler e Os Fabelmans, Steven Spielberg é considerado um verdadeiro “mestre do cinema”.
Há mais de 10 anos, Spielberg afirmou que, eventualmente, a indústria cinematográfica seria alterada para sempre pelo “fracasso financeiro de filmes com orçamentos de mais de 200 milhões de dólares”.
Atualmente, é isso que tem acontecido com diversas produções de super-heróis, como The Flash e Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania.
O cineasta discutiu o assunto em um discurso para formandos da Universidade do Sul da Califórnia, em 2013. De acordo com Spielberg, os gastos monumentais dos estúdios com produções de grande porte – em particular com os filmes de super-heróis – representam uma espécie de “bolha”, e em algum momento, essa bolha terá que estourar.
“E isso é um grande perigo! Eventualmente, teremos uma implosão, um derretimento. Teremos uma implosão quando uns 3, 4 ou mais filmes de mega orçamento fracassarem nas bilheterias, o que deve mudar completamente o paradigma da indústria”, comentou o diretor.
As previsões de Steven Spielberg têm se concretizado! Enquanto filmes de “mega orçamento” como The Flash e Homem-Formiga 3 falham em gerar lucros para os estúdios, produções de pequeno porte atingem elevadas margens de faturamento nas telonas.
Um bom exemplo é o filme M3GAN, que estreou no início do ano com orçamento de apenas 12 milhões de dólares. A produção de terror se tornou um hit imediato, faturando mais de 180 milhões nas bilheterias.
Nesse sentido, podemos dizer que, se as produções de grande porte continuarem a falhar nas bilheterias, os estúdios devem mudar a perspectiva, optando por projetos mais baratos e com mais potencial de lucro.
De acordo com informações prévias, The Flash deve chegar à plataforma Prime Video, para aluguel, no dia 30 de julho.