Transformers: O Despertar das Feras traz novos protagonistas à franquia. Mas o que aconteceu exatamente a Sam Witwicky, o personagem humano central dos três primeiros longas da franquia?
“Retornando à ação e ao espetáculo que cativou pela primeira vez os espectadores de todo o mundo há 14 anos com o Transformers original, Transformers: O Despertar das Feras irá levar o público a uma aventura global nos anos 1990, apresentando os Maximals, Predacons e Terrorcons à batalha existente na Terra entre Autobots e Decepticons”, diz a sinopse oficial.
Anthony Ramos e Dominique Fishback lideram o elenco do novo filme, que também inclui alguns dubladores como Ron Perlman como o Optimus Primal, Michelle Yeoh como Airazor e Pete Davidson como o Autobot Mirage.
O novo filme também terá o retorno de personagens clássicos de Transformers, como Optimus Prime, Bumblebee, Arcee e Wheeljack.
A direção ficou a cargo de Steven Caple Jr. de Creed II.
Descubra, abaixo, o que aconteceu ao protagonista dos três primeiros Transformers e por que Shia LaBeouf saiu da franquia.
O que aconteceu a Sam Witwicky?
A franquia Transformers chegou ao live-action sob a supervisão do diretor Michael Bay, que fez o filme de 2007. Ao lado dos Autobots e Decepticons, os dois protagonistas humanos eram Sam Witwicky (Shia LaBeouf) e Mikaela Banes (Megan Fox).
LaBeouf apareceu nos dois filmes seguintes, antes de Mark Wahlberg assumir o papel humano principal em Transformers: A Era da Extinção, interpretando um novo personagem chamado Cade Yeager.
Já em Transformers: O Último Cavaleiro, de 2017, a professora Viviane Wembly, interpretada por Laura Haddock, é informada por Sir Edmund Burton (Anthony Hopkins) que ela é a última da linhagem da família Witwicky.
A linhagem é particularmente importante porque eles são descendentes do mago arturiano Merlin, cuja equipe é fundamental para impedir o ataque de Cybertron, e só pode ser ativado por um descendente.
Durante a explicação da linha familiar, Burton mostra uma árvore genealógica da família Witwicky, que termina com Sam. Dada sua afirmação de Wembly ser a última sobrevivente da linhagem, isso estabelece que o próprio Sam agora está morto na linha do tempo do filme. Não há indicação de como ou quando Sam morreu.
Em uma entrevista à Associated Press em 2011, Shia LaBeouf revelou que achava que seu tempo com a franquia Transformers havia acabado, pois não sentia que seu personagem Sam Witwicky tinha para onde ir depois de seu arco no terceiro filme.
“Tenho certeza que eles estão fazendo mais deles, ainda é uma franquia muito quente… Só não sei se tenho algo a contribuir”, disse LaBeouf, acrescentando que “adoro fazê-los. Eu amo a equipe, amo Michael [Bay], amo o elenco, amo Sam, gosto de fazer isso. Mas não tenho nada de novo para contribuir, e acho que não há lugar para levar Sam.”
Em entrevista à Esquire em 2018, LaBeouf foi mais aberto sobre sua saída. Ele observou que sentia que os filmes eram criativamente insatisfatórios e não resistiriam ao teste do tempo.
“Meu problema com esses filmes era que eles se sentiam irrelevantes. Eles parecem datados”, disse à revista. Ele acrescentou que queria fazer filmes mais substanciais.
Os comentários sugerem que, apesar das rédeas dos filmes terem passado de Bay, é improvável que LaBeouf retorne à franquia Transformers e que o personagem morreu porque LaBeouf perdeu interesse na saga.
Transformers: O Despertar das Feras está em exibição nos cinemas.