Inusitado

The People's Joker: Filme sobre Coringa trans vai ser lançado nos cinemas

Filme enfrentou problemas com direitos, mas agora conquista a distribuição

Vera Drew dirige, escreve e estrela The People's Joker
Vera Drew dirige, escreve e estrela The People's Joker

The People’s Joker (O Coringa do Povo, em tradução livre), uma paródia queer do universo da DC Comics, vai ser, enfim, lançado nos cinemas.

O filme ganhou atenção no início deste ano após ser retirado do Festival Internacional de Cinema de Toronto (TIFF). A Altered Innocence, sediada em Los Angeles, adquiriu o filme e o lançará nos cinemas em 5 de abril.

O filme foi exibido uma vez publicamente antes que a diretora e estrela Vera Drew o retirasse do Midnight Madness do TIFF, alegando problemas de direitos autorais.

Em seguida, estreou nos EUA no Outfest L.A. Film Festival e participou de outros festivais em todo o mundo.

Os direitos do Coringa e de outros personagens do Batman da DC Comics são de propriedade da Warner Bros. Discovery.

The People’s Joker (O Coringa do Povo) começa com um cartão de título que parece ter o objetivo de aliviar possíveis problemas de direitos autorais.

“Este filme é uma paródia”, diz o começo do filme, segundo a Variety, “e, no momento, não tem autorização da DC Comics, da Warner Brothers ou de qualquer pessoa que reivindique a propriedade das marcas registradas nele contidas (por exemplo, ‘Coringa’, ‘Batman’ etc.)”.

The People's Joker
The People’s Joker

Mais sobre The People’s Joker

O filme de Drew foi parcialmente financiado por meio de crowdfunding com uma campanha GoFundMe de 2020 que afirmava que ela estava trabalhando em “um filme queer de amadurecimento sobre ser uma mulher trans que trabalha com comédia”.

O filme final tem uma mistura de live-action e animação e conta com participações especiais de Bob Odenkirk, Tim Heidecker, Maria Bamford e Scott Aukerman, entre outros.

O filme se descreve como um “revolucionário filme de paródia e uma hilária reimaginação da clássica história autobiográfica de amadurecimento”.

O longa-metragem acompanha Joker the Harlequin (Coringa, a Arlequina, em tradução livre), interpretada por Drew, uma “garota trans não confiante e fechada no armário” que quer se tornar comediante. Para isso, ela precisa participar do único programa de comédia da cidade, sancionado pelo governo de Gotham City em uma época em que todas as outras comédias são proibidas. Quando isso não acontece, Joker cria sua própria trupe com outros desajustados, colocando-os em rota de colisão com o vigilante fascista da cidade.

The People’s Joker estreia em 5 de abril de 2024 nos EUA. Não há data de lançamento no Brasil ainda.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.