Filmes

Todos os filmes em live-action da Disney têm o mesmo problema

A Pequena Sereia, O Rei Leão, A Bela e a Fera, todos carecem de algo muito importante

De uns anos para cá, a Disney tem realizado remakes de seus maiores clássicos animados, o mais recente sendo A Pequena Sereia. Mas todos eles contam com um mesmo problema: eles carecem da magia dos originais.

Não há dúvidas de que o estúdio reuniu imensos talentos para cada um de seus remakes em live-action. Do ponto de vista financeiro, os filmes têm sido, em sua maioria, grandes sucessos. Apesar de tudo isso, o sentimento público em relação a eles oscilou de mediano a francamente hostil ao longo dos anos.

Não é difícil entender o porquê – despejar algumas centenas de milhões de dólares em um live-action de um clássico amado é descaradamente voltado para os negócios.

Os remakes live-action da Disney parecem sem sal em comparação com seus antecessores animados. Não importa quanto dinheiro o estúdio despeje em CGI, ele não pode se comparar com a magia visual dos originais.

Adaptações em Live-action não têm a magia da Disney

Adaptações sempre são complicadas, quer você esteja transformando um livro em uma série de TV ou um filme de animação tradicional em uma extravagância em live-action. Inevitavelmente, haverá mudanças. Haverá cortes, ajustes e adições. Se não houvesse, qual seria o sentido?

Às vezes, uma adaptação pode prosperar e encontrar um novo poder nessas mudanças. Mas, na maioria das vezes, você perde mais do que ganha. Cada clássico animado da Disney que a empresa tentou refazer foi concebido primeiro como uma peça de arte visual.

Eles foram idealizados por animadores e artistas de storyboard. Cada número musical e cena de ação, cada momento terno, foi projetado com o meio em mente. E toda vez que a empresa tenta trazer esses momentos para o live-action, ela precisa se apoiar no CGI.

Seja o passeio do tapete mágico, a transformação de Cinderela, a morte de Mufasa, a Disney perde algo intangível ao tornar esses momentos visuais “reais”.

Alguns dos remakes fizeram mais sucesso ao se distanciarem do material de origem — Mulan se destaca como um ótimo exemplo —, mas, mesmo assim, é difícil não perder o estilo brilhante, colorido e impossível que a animação completa permite.

A Pequena Sereia está em exibição nos cinemas. Clique aqui para assinar o Disney+ e conferir a animação original.

Sair da versão mobile