O que achamos de Moana 2

Transformar Moana 2 em um filme prejudicou - e muito - a nova aventura da personagem

Nova aventura da personagem da Disney tem muito a mostrar mas pouco tempo para desenvolver

Transformar Moana 2 em um filme prejudicou - e muito - a nova aventura da personagem

Em 2016, quando Moana estreou nos cinemas, a Disney Animation vivia um de seus melhores momentos, com um sucesso atrás do outro. Ao cair nas graças do público, a história da garota polinésia acabou ganhando a oportunidade de abranger ainda mais o seu horizonte mas, dessa vez, no formato de série.

Com uma produção direta para o streaming, a série de Moana teria como foco dar mais liberdade criativa e também mostrar novas aventuras, novos mundos e ainda mais magia para a história da garota. Ao longo de três anos, a produção trabalhou em possíveis tramas, animações e mais para que o projeto ficasse pronto o quanto antes, mas em 2024 os planos mudaram.

Em fevereiro deste ano, o CEO da Disney, Bob Iger, revelou que a série havia tomado outras proporções e seria transformada em um longa, cujo lançamento seria exclusivamente nos cinemas. Foram meses até que o filme estivesse completo e pronto para o lançamento, mas essa talvez não tenha sido a melhor escolha para a jovem Moana.

A história se perde ao ser transformada de série para filme

Com uma história muito mais abrangente e divertida, Moana 2 se passa três anos após os eventos do primeiro filme, e agora, ela é uma das principais navegadoras de seu povo. Um chamado de seus ancestrais fazem com que a jovem parta para águas perigosas com um grupo improvável, que precisa quebrar uma maldição lançada por um vilão misterioso.

Acontece que, durante quase 1h40 de filme, vemos uma história que é prejudicada por ter sido feita para o formato de série, e não originalmente para ser um longa. É curioso observar que os cortes para cada episódio – com direito a começo, meio e fim – estão ali e perceptíveis para os olhares mais atentos, o que fazem com que o filme pareça só uma versão estendida do que veríamos no streaming.

É claro que a produção não decepciona quanto a história em si, ou seus personagens e qualidade visual, mas é impossível deixar de imaginar as inúmeras possibilidades que a personagem conquistaria em uma série só sua. A forma como a história poderia ser mais aprofundada, ou até mesmo como Maui poderia ter um destaque diferente do que vemos no filme, tudo isso é algo que poderia ser diferente e muito valioso para a trama de Moana.

Mesmo com esse pequeno detalhe aquém do esperado, Moana 2 é uma obra de arte visual, cujos traços levam o espectador para o universo da franquia e faz com que seus olhos brilhem com as cores e os personagens. Mas quem sabe, em um futuro próximo, a jovem possa ganhar uma nova série que esteja a sua altura, e que mostre o horizonte grandioso que ela pode conquistar.

Sair da versão mobile