Vingativo

Uma cena de John Wick confirma que ele sempre foi o vilão da história

Personagem de Keanu Reeves não quer ser herói

Keanu Reeves como John Wick
Keanu Reeves em John Wick

Um momento crucial do filme original de John Wick confirma que o personagem de Keanu Reeves sempre foi o vilão da franquia.

Ao estabelecê-lo como um marido em luto, o primeiro filme de John Wick convence engenhosamente os espectadores de que ele é o herói principal.

A sequência de abertura, em que ele leva o cachorro para dar uma volta no carro, mostra até mesmo que, no fundo, ele tem um coração bondoso.

Devido a esses momentos iniciais do filme, é difícil não simpatizar com John Wick e torcer por ele quando ele entra em um caminho de guerra contra Viggo e seu filho.

Entretanto, à medida que a franquia de filmes de ação de Keanu Reeves avança e John Wick enfrenta um vilão após o outro, as linhas entre herói e vilão começam a se confundir gradualmente.

Quanto mais sua contagem de corpos aumenta, mais fica evidente que ele está se afastando do arquétipo tradicional de um herói.

No entanto, muito antes de John Wick perder de vista suas motivações iniciais e se tornar um personagem moralmente ambíguo, o primeiro filme de John Wick dá um vislumbre de quem ele realmente é em uma cena intensa.

Keanu Reeves como John Wick

Sede por vingança consome John Wick

Uma das cenas mais emocionantes do primeiro filme de John Wick é quando o personagem titular destrói o dinheiro de Viggo na igreja e o ataca antes que Kirill o atinja com um carro e o capture.

Quando Viggo afirma que poderia ter deixado tudo para trás em vez de travar essas batalhas por um carro e um cachorro, John Wick o adverte impiedosamente para que entregue seu filho, ou ele pode “morrer gritando ao lado dele”.

Embora Viggo e seu filho, Iosef, sejam obviamente os vilões do filme, a cena mostra como John Wick pode ser desequilibrado e terrivelmente implacável quando quer se vingar.

A obstinação e a determinação ardente com que John Wick se propõe a matar Iosef prova que ele é um vilão. Embora suas ações possam ser motivadas por um sentimento de raiva justa e uma necessidade de vingar os erros que Iosef cometeu contra ele ao matar seu cachorro, ele fica tão absorto em sua busca por vingança que se esquece de sua própria bússola moral.

Seu desejo de infligir dor e sofrimento até mesmo em pessoas como Viggo, que inicialmente não estavam tentando mexer com ele, diz muito sobre como o foco de John Wick na vingança acaba por consumi-lo.

O John Wick original pode ser assistido no Prime Video.

Sair da versão mobile