Filmes

Uma das frase mais icônicas de Bruce Lee finalmente é explicada

Bruce Lee é conhecido pela frase “seja como a água”, mas o que isso realmente significa? Durante sua tragicamente curta carreira como estrela de cinema, a lenda das artes marciais criou várias citações inspiradoras, que ainda hoje são repetidas por atletas, filósofos e muito mais.

Estrelando em cinco filmes no início dos anos 70, Bruce Lee é considerado em todo o mundo o artista marcial mais influente de todos os tempos. Suas atuações em filmes como O Dragão Chinês e A Fúria do Dragão são responsáveis ​​pelo lançamento da mania de kung fu das décadas de 1970 e 1980.

E graças a Lee, pessoas de todos os lugares desenvolveram interesses mais fortes em kung fu, e os filmes de artes marciais se tornaram maiores do que nunca. Embora Lee tenha morrido durante as filmagens de seu quinto e último filme – Jogo da Morte – em 1973, ele conseguiu mudar para sempre a indústria cinematográfica das artes marciais.

Bruce Lee foi mais do que apenas uma inspiração para artistas marciais; ele motivou as pessoas em geral com citações famosas como “seja como a água”. Bruce Lee disse “esvazie a mente” e explicou que uma pessoa deveria ser “sem forma” como a água.

Lee disse que, como a água não tem forma, ela se torna o que for derramado, seja um copo, uma garrafa ou um bule de chá. Lee continuou dizendo: “A água pode fluir ou pode bater. Seja água, meu amigo.”

Frase icônica

Quando Lee diz ser “sem forma”, ele quer dizer que as pessoas não devem se deixar aprisionar em uma certa mentalidade. Em vez disso, uma pessoa deve ser capaz de se adaptar a determinadas situações, crescer e mudar; é assim que se pode adotar as qualidades da água.

Essa é a interpretação básica da frase, mas há realmente um significado mais profundo nela, que pode ser mais facilmente entendido quando se olha o passado de Lee e seus comentários anteriores sobre a água.

É importante notar que muitas das crenças e ideias de Lee vieram do tempo que ele passou com seu mestre de artes marciais, Yip Man (o assunto dos quatro filmes de Ip Man estrelados por Donnie Yen). Yip Man era um grande mestre do Wing Chun, um estilo de luta baseado em movimentos reflexivos.

Os princípios de Yip Man e Wing Chun tinham muito a ver com o desenvolvimento da filosofia de Bruce Lee. Depois de treinar com Yip Man, Bruce Lee percebeu quando praticava socando a água.

Segundo Lee, ocorreu-lhe que a água era a “própria essência do kung fu”. Ele descobriu que, por mais que atingisse a água, não poderia machucá-la.

Embora parecesse fraco, poderia “penetrar na substância mais difícil do mundo”. Sua falta de forma e adaptabilidade levaram Lee a decidir que queria se tornar a “natureza da água”.

O início dessa ideia de Lee foi realmente retratado em O Grande Mestre 3, quando o personagem principal jogou água em Lee (Danny Chan). Lee acreditava que uma pessoa poderia atingir esse objetivo de se tornar como a água através da “arte do desapego”, que envolvia esvaziar a mente e relaxar.

Em 1967, Lee pegou suas ideias e fundou sua própria filosofia de artes marciais, Jeet Kune Do, um estilo de luta “sem forma” que incorporava todos os princípios de Lee, particularmente sua citação “seja como água”, pois Jeet Kune Do se concentra em reagir e adaptar e dispensa a tradição e as regras que acompanham todos os outros estilos de kung fu.

Sair da versão mobile