O WhatsApp, Facebook e Instagram ficaram fora do ar no dia 4 de outubro de 2021, o que deixou muitos desamparados, especialmente aqueles cujos trabalhos dependem dessas redes sociais. Um documentário da Netflix, no entanto, alerta sobre o uso constante dessas mídias.
O Dilema das Redes foi lançado na plataforma de streaming em 2020 e conta com depoimentos de funcionários, ex-funcionários e pesquisadores envolvidos com os bastidores das redes sociais.
O que vemos e ouvimos é alarmante e digno de reflexão. A obra faz com que reavaliemos o uso dessas redes sociais, indo desde o Facebook ao próprio Google.
Além disso, ele explora o quão dependentes (no sentido de vício mesmo) ficamos dessas plataformas. Veja o trailer, abaixo.
O Dilema das Redes na Netflix
“Todo mundo tuíta, curte e compartilha publicações. Mas quais as consequências da dependência cada vez maior das redes sociais? Ao revelarem o que está do outro lado das telas, especialistas em tecnologia do Vale do Silício mostram como as redes sociais estão reprogramando a civilização, já que estamos constantemente conectados por meio de plataformas digitais”, diz a sinopse oficial do documentário.
Apesar de ser um documentário, O Dilema das Redes mistura ficção e realidade, a fim de exemplificar nossos hábitos e as práticas das gigantes da tecnologia para manter nosso olhar preso nas telas.
A direção do filme é de Jeff Orlowski, de Em Busca dos Corais e Chasing Ice. Ele também assina o roteiro, junto de Davis Coombe e Vickie Curtis.
O Dilema das Redes está disponível na Netflix.