Titanic é, sem sombra de dúvidas, um dos filmes mais influentes da história do cinema. Em uma entrevista recente, o diretor James Cameron afirmou que “só acertou metade” do drama, o que trouxe muitas dúvidas para os fãs. Nas redes sociais, um questionamento domina as postagens: será que Titanic vai ganhar um remake?
Lançado em 1997, e dirigido por James Cameron, Titanic utiliza o naufrágio do transatlântico como pano de fundo para a história de amor de Jack e Rose.
No longa, o elenco é liderado por Leonardo DiCaprio e Kate Winslet como Jack e Rose. Titanic conta também com Kathy Bates, Billy Zane, Frances Fisher e Victor Garber.
Mostramos abaixo tudo que James Cameron falou sobre Titanic e se o filme ganhará um remake ou continuação; confira!
James Cameron reflete sobre Titanic em documentário
Como os fãs já sabem, o cineasta James Cameron fez de tudo para honrar a tragédia do RMS Titanic no filme de 1997. Para isso, ele fez várias visitas às ruínas subaquáticas do navio.
No novo documentário “Titanic: 25 Years Later with James Cameron” (25 Anos Depois com James Cameron), no entanto, o cineasta diz ter acertado “apenas metade” da história original.
O diretor também utilizou simulações digitais, modelos e pirotecnia para determinar duas peças-chave para o naufrágio.
No filme, a parte dianteira do navio naufraga após colidir com o iceberg, e em dado momento, o ângulo do naufrágio se torna tão severo, que o navio é partido ao meio.
Com as duas partes do navio ainda acopladas, o naufrágio da parte dianteira puxa a popa para baixo, e assim, o Titanic naufraga de maneira vertical.
“O filme Titanic mostra o que nós acreditamos ser um retrato adequado das últimas horas do navio. Nós mostramos a proa afundando primeiro, levantando a popa antes de partir o navio em dois. Nos últimos 20 anos, tentei entender se fizemos tudo certo”, comentou o diretor.
O documentário, no entanto, revela que a popa do Titanic poderia ter caído na água, e a proa também poderia ter afundado de maneira vertical – mas as duas coisas não poderiam acontecer ao mesmo tempo.
“Não tenho como dizer o que aconteceu de verdade, mas gostaria de saber se essa possibilidade é real. Assim, eu não teria que refazer esse filme!”, afirmou Cameron.
Ou seja: Titanic não deve ganhar um remake. O cineasta não manifestou qualquer intenção de refazer o blockbuster.
Com a análise do documentário, James Cameron admitiu ter acertado somente em “metade” da caracterização do naufrágio.
“Nós descobrimos que a popa poderia naufragar verticalmente, ou cair para trás com um grande esguicho, mas não ao mesmo tempo. Então, o filme está certo em um ponto, e errado em outro. Nós meio que acertamos a metade”, explicou o cineasta.
O documentário sobre Titanic ainda não está disponível no Brasil.