Luc Besson contou em entrevista ao ComingSoon como reuniu o grupo excepcional de artistas envolvidos no design de mundos, aliens e ambientes de Valerian e a Cidade dos Mil Planetas, sua nova ficção científica.
“Eu mandei cartas para 2.000 escolas do mundo todo dizendo: eu estou fazendo um filme de ficção científica. Se você quer participar, me mande o desenho de um alien, de um mundo extraterrestre e de uma nave espacial”, contou o diretor.
A partir dos desenhos recebidos, Besson recrutou um grupo seleto e cosmopolita de artistas que criaram o mundo extremamente variado de sua adaptação de quadrinhos.
“Temos uma bíblia de cerca de 600 páginas com todos os detalhes e artes conceituais desses livros. Encorajei meu elenco a decorar o máximo possível, para parecer que eles viviam ali mesmo”, comentou Besson.
Dane DeHaan (o Duende Verde de O Espetacular Homem-Aranha 2) faz o personagem titular, um agente que viaja no tempo, enquanto Cara Delevingne (Cidades de Papel) é sua companheira Laureline. Clive Owen, Ethan Hawke, Herbie Hancock e Rihanna completam o elenco.
Os quadrinhos, situados no século 28, foram criados em 1967 por Pierre Christin e Jean-Claude Mezieres, servindo depois de influência para Star Wars e o próprio O Quinto Elemento. Desde então, venderam mais de 10 milhões de cópias em 21 línguas.
Além de dirigir, Besson também escreverá o roteiro e produzirá o filme por meio de sua companhia, a EuropaCorp.
Luc Besson dá detalhes da trama e do universo de sua nova ficção científica
Luc Besson diz que jogou primeiro roteiro fora após assistir Avatar
Valerian e a Cidade Dos Mil Planetas será lançado mundialmente em 21 de julho de 2017.