Filmes

Veja como Coringa de Joaquin Phoenix pode lutar contra Liga da Justiça

Se o Coringa de Joaquin Phoenix fizer a transição para o DCEU mais amplo, deverá ser por meio do multiverso, não de Batman. O refrescante e deprimente Coringa de 2019 ofereceu uma visão muito diferente do clássico vilão da DC, enquanto Phoenix apresentava a performance de filme do Coringa mais perturbada até agora.

Esta descrição sombria de Gotham City era totalmente independente, sem conexões com a franquia atual do DCEU ou qualquer série anterior de filmes do Batman. Batman de Matt Reeves se encontra em território semelhante.

Estrelado por Robert Pattinson como o novo Cavaleiro das Trevas, Batman é intransigentemente violento, fixado firmemente no lado maduro da produção cinematográfica da DC.

Embora o filme pareça mais agressivo visualmente do que Coringa, Batman também é um lobo solitário sem conexões com a franquia. Por enquanto, pelo menos.

Coringa foi um grande sucesso, e os fãs estão ansiosos para ver Joaquin Phoenix enfrentar Bruce Wayne.

No entanto, o final de Coringa não se presta exatamente a uma sequência, e Todd Phillips não ofereceu nenhum sinal de que Coringa 2 está em desenvolvimento, sugerindo que seu filme vencedor do Oscar permanecerá independente.

Dado o tom severo de ambos os filmes, alguns sugeriram que o Coringa de Phoenix se encaixaria perfeitamente na Gotham de Pattinson. Embora isso seja certamente viável de uma perspectiva temática, os cronogramas representam um obstáculo impossível.

Coringa se passa no ano de 1981, enquanto Batman se passa nos dias modernos.

Se Arthur Fleck tivesse a idade real de Joaquin Phoenix, ele seria um aposentado lutando contra o jovem Batman de Robert Pattinson. Se apenas um super-herói viajante no tempo estivesse trazendo diferentes épocas dos filmes da DC sob o mesmo guarda-chuva…

A ginástica da linha do tempo pode tornar impossível um encontro entre Arthur Fleck de Phoenix e Bruce Wayne de Pattinson, mas o filme Flash de 2022 está preparado para quebrar o multiverso do DCEU.

Tanto o Batman de 1989 de Michael Keaton quanto o Batman do DCEU de Ben Affleck aparecerão quando Barry Allen quebrar a linha do tempo, o que significa que todo o cânone da DC está aparentemente conectado pela misteriosa mecânica do multiverso.

Se Michael Keaton pode fazer a transição do mundo de Tim Burton para o DCEU moderno, o Coringa de Joaquin Phoenix também pode, e isso abriria um verdadeiro tesouro de confrontos de sonho.

Phoenix contra Pattinson, Phoenix contra Leto e até o Coringa mais velho de Phoenix contra o Batman mais velho de Keaton. A dinâmica do multiverso cria muito mais possibilidades do que simplesmente definir Batman na Gotham City de Coringa.

Como poderia acontecer

Obviamente, Flash e seus companheiros não iriam querer trazer outra versão do Coringa para o DCEU, especialmente um tão louco e influente como Arthur Fleck.

Eles também não têm tantas coisas para fazer no mundo sombrio de Coringa, que tem muito pouco em comum com o mundo de metahumanos, invasões alienígenas e amazonas eternas do DCEU.

Mas quando um viajante do tempo (geralmente Barry, vamos ser honestos) se intromete com o multiverso, mundos antes separados podem se fundir, como visto recentemente na franquia de TV Arrowverso.

Flash pode revelar a mãe de todas as cenas pós-créditos, revelando que o DCEU se fundiu com o mundo de Coringa… e um confuso Arthur Fleck é libertado do Asilo Arkham apenas para descobrir que um mundo completamente diferente e irreconhecível o aguarda.

Dada a enorme diferença de idade entre Arthur Fleck e Bruce Wayne em Coringa, é improvável que Joaquin Phoenix jamais se choque contra o Batman em seu próprio universo, tornando Flash a única pessoa que pode transformar essas batalhas de sonho em realidade.

Com isso dito, é impossível conciliar a ideia de viagem no tempo e universos paralelos existentes, mesmo que remotamente, perto do mundo do filme Coringa de Todd Phillips.

Ainda mais do que Batman, Coringa era tão implacavelmente realista que nem mesmo uma sugestão de fantasia de quadrinhos se sentiria em casa ali, muito menos um homem usando a super velocidade para quebrar as barreiras do tempo.

Por mais empolgante que seja a aparição potencial de Fleck no DCEU, simplesmente não é um ajuste natural.

Assim como um futuro Coringa 2 correria o risco de manchar a força do filme original, incluir Joaquin Phoenix na loucura do multiverso da DC poderia minar o legado que Coringa deixou para trás.

Sair da versão mobile