Filmes

Velozes e Furiosos é mais realista do que todos pensam e especialista prova isso

Franquia Velozes e Furiosos já está em seu décimo filme

Volta e meia, a franquia Velozes e Furiosos é criticada por desrespeitar as principais leis da física e da gravidade. O que muitos espectadores não sabem é que a saga de Dom Toretto é mais realista do que parece! Pelo menos, é isso que afirma um especialista em uma entrevista recente sobre os filmes.

Lançado em maio de 2023, Velozes e Furiosos 10 é o filme mais recente da franquia. O longa também representa o primeiro capítulo do aguardado desfecho da saga.

“Em Velozes e Furiosos 5, Dom e sua turma acabam com o nefasto traficante brasileiro Hernan Reyes e destroem seu império em uma ponte no Rio de Janeiro. O que eles não sabiam era que o filho de Reyes, Dante, testemunhou tudo e passou os últimos 12 anos bolando um terrível plano de vingança”, diz a sinopse oficial do longa.

Mostramos abaixo por que a franquia Velozes e Furiosos pode ser mais realista do que você imagina; confira! (via ScreenRant)

Dwayne Johnson

Especialista em operações militares elogia a franquia Velozes e Furiosos

Em um vídeo para o site Insider, o especialista em combate urbano John Spencer, oficial aposentado do Exército Americano, analisou uma das cenas mais chocantes de Velozes e Furiosos 5.

Na cena em questão, que acontece no ato final do longa, Luke Hobbs e seus agentes são emboscados pelos capangas do traficante Hernan Reyes.

De acordo com Spencer, a sequência é “relativamente realista”, e apesar das ações dos personagens não corresponderem à realidade, a emboscada por si só é bastante crível.

“Isso aconteceu comigo no Iraque. Passamos por uma emboscada iniciada por uma granada lançada por foguete. As emboscadas são muito comuns no combate urbano. Elas servem para surpreender as pessoas e prendê-las em locais fechados. Mas, na maioria das vezes, os responsáveis não ficam somente em cima do telhado”, comentou o especialista.

Segundo o ex-agente do Exército Americano, escapar de uma emboscada é algo muito difícil. Por isso, estas ocorrências acabam terminando com uma grande quantidade de mortes.

A maneira como os personagens de Velozes e Furiosos reagem à emboscada, no entanto, está longe de ser realista.

“Você não ficaria parado no meio da rua atirando de volta. Não duraria muito fazendo isso. Nessa situação, o ideal é buscar cobertura e usar veículos blindados”, disse Spencer.

Para escapar de emboscadas, as equipes militares precisam de planos bem construídos e do auxílio de times de resgate.

“Existe um conceito… nós o chamamos de ‘força de reação rápida’. Uma equipe de apoio, na verdade. Porque você foi surpreendido, alguém precisa vir para ajudar. E, geralmente, temos equipes auxiliares prontas para entrar em um cenário urbano”, completa o especialista.

Por fim, o expert elenca alguns dos elementos mais realistas da cena de emboscada de Velozes e Furiosos 5.

“Eles batem no veículo, o que é muito comum! Eles tentam trancá-los naquela zona mais perigosa, para que todos possam atirar neles. Então, na verdade, esse tipo de emboscada é bastante real”, concluiu Spencer.

Velozes e Furiosos 10 está em cartaz no Brasil. O filme também está disponível para aluguel no Prime Video.

Sair da versão mobile