Mais do que você gosta.

Publicidade

Luto

Vencedor do Oscar, Vladimir Menshov morre aos 81 anos de coronavírus

Confirmação foi feita pela Escola Estatal de Cinema de Moscou

Publicado por Bruno Tomé

05/07/2021 09:33

O diretor e ator russo Vladimir Menshov morreu aos 81 anos após ser contaminado com o coronavírus (covid-19). A confirmação sobre o vencedor do Oscar foi feita pela Escola Estatal de Cinema de Moscou no dia 5 de julho.

“Sabíamos que ele estava com covid-19, mas, em uma forma leve. É absolutamente horrível e inesperado. Sua morte arranca uma grande parte da nossa cultura comum”, diz o diretor Vladimir Khotinenko, da Escola de Cinema de Moscou, para AFP.

Continua depois da publicidade

Vladimir Putin, presidente da Rússia, “expressou condolências” após o falecimento do diretor. Mais detalhes do falecimento do vencedor do Oscar não foram revelados.

Vitória no Oscar de 1981

O momento marcante da carreira de Vladimir Menshov foi no Oscar de 1981. O diretor venceu o troféu de Melhor Filme Estrangeiro por Moscou Não Acredita em Lágrimas.

O drama retrata a vida de três mulheres a partir da década de 1950, em Moscou. Chegando na cidade no meio do regime comunista, as personagens procuram por trabalho e pelo amor. Em duas décadas, a vida delas passa por grande transformação.

O diretor e ator teve como foco da carreira o cinema e a TV russa. O trabalho final foi em 2019, com o filme para televisão Krik tishiny.

Publicidade