Safin, o vilão de 007: Sem Tempo Para Morrer, é caracterizado com cicatrizes no rosto. Por conta disso, a organização Changing Faces protestou por personagens cicatrizados aparecerem sempre como vilões nos filmes de James Bond.
A organização do Reino Unido surgiu com um objetivo. Ela quer acabar com a discriminação de pessoas com visíveis diferenças.
A Changing Face chamou atenção da franquia 007 por conta do histórico dela. Antes de Safin, outros vilões dos longas com Daniel Craig, como Raoul Silva e Ernst Blofeld, também tinham marcas no rosto.
Silva possui a parte superior do lábio cortada. Enquanto isso, Blofeld tem uma cicatriz e perdeu um olho. Por conta disso, com a estreia de 007: Sem Tempo Para Morrer, a organização escreveu para os produtores da franquia em forma de protesto.
“Quando o único personagem com uma cicatriz ou desfiguração aparece como o vilão da história, o filme está reforçando o velho pensamento. Nós queremos mostrar que não existe razão para alguém com uma visível diferença não ser um herói ou um interesse amoroso”, diz a organização em nota direcionada ao longa.
A ação ainda reforça que “não é sobre banir os vilões do cinema ou estragar a ida de alguém para ver o filme, mas é colocar uma linha e mostrar que outros personagens também podem ser vistos com aparências diferentes”.
007: Sem Tempo Para Morrer está em cartaz no cinema
No novo filme de James Bond, o 007 está aposentado quando é chamado para uma última missão. O agente de Daniel Craig deve encarar um novo e misterioso vilão, que pode ter ligação com o passado dele.
Retornam com Daniel Craig para 007: Sem Tempo para Morrer nomes como Naomie Harris, Ralph Fiennes, Rory Kinnear, Ben Whishaw, Jeffrey Wright e Léa Sedoux.
Entre as novidades, estão nomes bastante conhecidos de Hollywood. Além de Lashana Lynch e Rami Malek, Ana De Armas, Billy Magnussen, David Dencik e Dali Benssalah também se juntam ao filme.
Rami Malek, inclusive, é o vilão do filme. O personagem dele se chama Safin.
A direção é de Cary Fukunaga. O roteiro fica por conta de Scott Z. Burns e Phoebe Waller-Bridge, que finalizam o trabalho começado por Neal Purvis e Robert Wade.
No Brasil, 007: Sem Tempo Para Morrer está em cartaz nos cinemas.