Não há vilão de filme mais aterrorizante do que aqueles que conseguiram se safar.
Décadas de cinema agraciaram o público com alguns vilões incríveis, desde personagens como Darth Vader, o Coringa a Michael Myers.
Mas Luke Skywalker derrotou Vader em Star Wars, e o Coringa foi parar na cadeia no final de O Cavaleiro das Trevas.
São os vilões que conseguiram se safar que realmente causam impacto, pois, embora seja ficção, nunca parece certo imaginar uma força do mal ainda solta.
Dessa forma, vamos ver 6 vilões de filmes que ganharam no fim.
Hannibal Lecter
Hannibal Lecter é um dos vilões mais assustadores que se pode imaginar em, e O Silêncio dos Inocentes levou à sua fuga. A sequência do filme, Hannibal, que o viu enfrentando Clarice Sterling novamente, também acabou fazendo com que o personagem titular escapasse. Em O Silêncio dos Inocentes, Hannibal é preso por ser um canibal assassino, e sua fuga é sangrenta e macabra. Mas o filme não termina com ele paranoico em seu esconderijo. Termina com ele se aproximando casualmente de sua próxima vítima para jantar nas Bahamas.
Ozymandias
Watchmen oferece uma visão sombria do mito dos super-heróis, e a adaptação de Zack Snyder apresenta um nível de destruição incomum no gênero, com o vilão Ozymandias matando mais de 40 milhões de pessoas.
Ozymandias busca evitar uma guerra nuclear total, acreditando que a única solução é apresentar o Dr. Manhattan como um inimigo mútuo para o mundo. Ele realiza essa destruição, e o Dr. Manhattan é culpado e forçado a se exilar. O plano funciona, forjando a paz mundial e obrigando os heróis do filme a permanecerem calados ou correrem o risco de quebrar essa paz.
Os Castevets
Minnie e Roman Castevet são os vizinhos idosos de Rosemary em O Bebê de Rosemary. Apesar de começarem amigáveis, a dupla e seu culto planejam manipular Rosemary para que ela dê à luz o Anticristo. Eles até convencem o marido dela a participar do esquema em troca de sucesso no show business. Rosemary é enganada e acaba fazendo o que eles mandam, apesar de seus melhores esforços para evitar isso.
O Bebê de Rosemary é um filme aterrorizante, e saber que os Castevets foram bem-sucedidos e não sofreram nenhuma consequência aumenta o terror.
Amy Dunne
Amy Dunne é uma das personagens mais assombrosas do século XXI. Seu comportamento astuto e enganoso subverte completamente o que o espectador poderia esperar do filme de David Fincher após a primeira meia hora.
No final de Garota Exemplar, Amy Dunne se safa do assassinato de Desi Collings e volta a viver com Nick Dunne, apesar da infidelidade dele, para que ela possa aprisioná-lo em uma vida em que ele ajude a criar o bebê deles. Independentemente do que pensa e sabe sobre Amy, Nick se sente responsável pelo bebê que está para nascer e ficará com Amy.
Anton Chigurh
Anton Chigurh é um dos maiores vilões da história do cinema, mas também é um dos mais singulares. Onde os Fracos Não Têm Vez é uma visão sombria do gênero faroeste, com uma história sobre um homem da lei que luta para enfrentar o mal e a violência modernos. Chirgurh representa esse mal.
Ele é uma força enigmática, maior do que a vida, que aparentemente não pode ser detida, acabando por fugir com o dinheiro, e o único policial que poderia tê-lo seguido decide se aposentar em vez de continuar sua perseguição.
Tom Ripley
Durante mais de duas horas de O Talentoso Ripley, Tom Ripley continua se safando de ser malvado em sua busca por ser “alguém”. Tom espanca Dickie até a morte e depois rouba sua identidade, viajando pela Europa fazendo-se passar por ele.
Por meio de esquemas inteligentes e uma boa dose de sorte, Tom Ripley consegue se safar de tudo, chegando até mesmo a tirar mais uma vida para cobrir seus rastros pouco antes do final do filme.