Essenciais

10 filmes de suspense que você precisa assistir antes de morrer

Obras que todo amante da Sétima Arte tem que conferir

Taxi Driver
Taxi Driver

Bons suspenses desafiam os limites da imaginação e provocam emoções inesquecíveis. Isso quando não brincam com a expectativa por meio de obviedades e, quando menos esperamos, o óbvio se transforma no inesperado.

Com intriga, reviravoltas surpreendentes, atmosferas tensas, o cinema de suspense cativa espectadores desde os primórdios da Sétima Arte.

Pensando nisso, escolhemos 10 filmes que todos precisam assistir antes de morrer. Antes de mais nada, contudo, precisamos deixar claro: esses são alguns dos melhores longas-metragens do gênero, mas não OS MELHORES. Para isso precisaríamos de bem mais que 10 itens.

Assim sendo, só há um filme de Hitchcock na lista, quando poderiam ter muitos outros. Tubarão, de Spielberg, uma aula de suspense, também não está aqui, porque quisemos variar um pouco.

Dito isso, confira, abaixo, 10 filmes de suspense que você precisa ver antes de morrer.

O Silêncio dos Inocentes
O Silêncio dos Inocentes

O Silêncio dos Inocentes

Embora existam muitos filmes bons e uma excepcional série que incluem o personagem Hannibal Lecter, o melhor de todos ainda é O Silêncio dos Inocentes, de 1991. Lecter está atrás das grades durante grande parte do filme, forçado a ajudar a determinada agente do FBI em treinamento Clarice Starling a rastrear um assassino em série que é potencialmente mais perigoso do que o próprio Lecter.

Com atuações icônicas de Anthony Hopkins e Jodie Foster, um roteiro quase perfeito, e ritmo ideal, esse é um clássico atemporal.

O Silêncio dos Inocentes está disponível no Prime Video.

Oldboy
Oldboy

Oldboy

A vingança é um conceito fácil para thrillers, mas poucos examinam o custo dela forma tão impiedosa quanto Oldboy. O filme é mais conhecido por sua cena de luta no corredor, feita em uma única tomada, que ainda chama a atenção mais de duas décadas depois. Ela pontua um nível surpreendente de violência, implementado de forma criativa pelo diretor Chan-wook Park.

No entanto, é o tormento psicológico que faz com que Oldboy permaneça na memória, revelando feridas muito mais profundas do que qualquer ferimento físico poderia igualar.

Louca Obsessão
Louca Obsessão

Louca Obsessão

Misery é estrelado por James Caan como Paul Sheldon, um romancista premiado que é feito refém por sua “fã número um”, Annie Wilkes (Kathy Bates). Depois que Annie o salva de um acidente de carro, ela o mantém refém em sua casa e o obriga a refazer o final de sua série de livros favoritos que ele escreveu. O filme é baseado no romance homônimo de Stephen King.

Bates ganhou o Oscar de Melhor Atriz por sua atuação assustadora e violenta como Wilkes. O suspense do filme decorre do fato do espectador saber que há algo errado com Annie, apesar dela afirmar ser a fã número um de Sheldon. Depois que suas verdadeiras intenções são reveladas, o espectador deve assistir aterrorizado para ver se Paul conseguirá sair vivo.

Louca Obsessão está disponível no Prime Video.

O Samurai
O Samurai

O Samurai

Puro panache e fonte de inspiração admitida para Jim Jarmusch, Walter Hill e John Woo, o thriller enigmático de Jean-Pierre Melville canaliza um senso quase abstrato de destino e beleza.

No centro dele está o assassino do ator Alain Delon: vestido com um sobretudo, esculpido, um cara de poucas palavras. Não há um centímetro de gordura nessa trama, que nunca se torna sentimental, apenas mais fria e arrepiante.

Violência Gratuita
Violência Gratuita

Violência Gratuita

Esse aterrorizante thriller austríaco de Michael Haneke começa com uma situação bastante simples: o que você faria se os amigos de um vizinho aparecessem em sua casa de férias e pedissem alguns ovos emprestados, antes de quebrá-los deliberadamente no chão e se recusar a ir embora? É uma descida lenta à loucura, enquanto uma família de classe média é tomada como refém pelos dois jovens e torturada, sem nenhuma razão ou motivo real discernível além de seu próprio prazer sádico.

25 anos depois, ainda é um filme tão chocante e horripilante quanto quando estreou em Cannes.

Violência Gratuita está disponível no Reserva Imovision.

Parasita ganhou Oscar de Melhor Filme
Parasita ganhou Oscar de Melhor Filme

Parasita

Parasita é tão bom que, apesar de ter sido lançado há apenas alguns anos, já é considerado um dos melhores filmes de suspense de todos os tempos. É um filme sobre guerra de classes que faz do próprio sistema do capitalismo o vilão, em vez de transformar qualquer um de seus personagens em caricaturas ou estereótipos monstruosos, o que faz com que a narrativa surpreendente seja ainda mais emocionante de assistir.

Parasita está disponível no HBO Max e no Telecine.

Robert De Niro em Taxi Driver
Robert De Niro em Taxi Driver

Taxi Driver

Martin Scorsese realizou inúmeras obras-primas, mas talvez seu maior thriller seja Taxi Driver. Travis Bickle, de Robert De Niro, passou a simbolizar as consequências mais violentas do sistema, um homem cujos preconceitos e traumas inerentes se transformam em uma fúria sangrenta, pois ele se ilude pensando que é o único que pode salvar Nova York.

Taxi Driver está disponível no HBO Max.

A Marca da Maldade
A Marca da Maldade

A Marca da Maldade

Orson Welles foi contratado para interpretar Hank Quinlan, o grotesco xerife corrupto, e nada mais nesse filme. Foi o astro Charlton Heston que fez lobby para que Welles recebesse as rédeas da direção e que o apoiou – pelo menos inicialmente – contra a interferência do estúdio Universal.

O resultado foi um filme de Welles incrivelmente rico, que poderia ser comparado a Cidadão Kane: uma história de crime brutal e explicitamente sexual; uma sátira sobre raça e preconceito; um lamento triste pela América selvagem pré-conformista; e um dos filmes mais maravilhosamente dirigidos de todos os tempos, com uma sequência inicial magistral em plano sequência.

A Marca da Maldade está disponível no Looke.

M, o Vampiro de Dusseldorf
M, o Vampiro de Dusseldorf

M, o Vampiro de Dusseldorf

Vários assassinos de crianças, canibais e assassinos em série da vida real – seus apelidos são bastante sinistros: o Açougueiro de Hanover, o Vampiro de Düsseldorf – aterrorizaram a Alemanha na década de 1920.

O diretor mais endinheirado e célebre de Berlim, Fritz Lang, foi atraído pelo tema, que se tornaria a espinha dorsal de seu primeiro filme sonoro, de muitas maneiras o nascimento comercial do suspense psicológico moderno. M é o marco mais sombrio do cinema: um retrato de apetites terríveis que foi revolucionário por ser também um espelho oblíquo da sociedade em geral.

M, o Vampiro de Dusseldorf está disponível no Plex.

Intriga Internacional
Intriga Internacional

Intriga Internacional

Alfred Hitchcock aperfeiçoou o suspense, com pelo menos uma dúzia de filmes em seu currículo que poderiam legitimamente ser considerados os melhores já feitos. Intriga Internacional é um de seus filmes mais fortes, não apenas por seu enredo tenso, mas pela maneira como ele incluiu humor e romance na equação. Cary Grant interpreta um executivo de publicidade tipicamente engraçado, confundido com um agente secreto por tipos desagradáveis que o querem morto.

O filme brinca elegantemente com um dos tropos favoritos de Hitchcock – o homem inocente acusado injustamente – com a diferença de que não há um espião “de verdade” para pagar a fiança do Roger Thornhill de Grant. Thornhill acaba se tornando o espião que ele desesperadamente não quer ser, envolvido em uma aventura irresistível que atravessa os EUA e cujas sequências de ação ainda são atuais.

Intriga Internacional está disponível no HBO Max.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.