Clássicos

10 filmes que inspiraram Barbie e onde assistir

Greta Gerwig revela as maiores inspirações de Barbie

Margot Robbie como Barbie.
Margot Robbie como Barbie.

Em um papo recente com a imprensa, Greta Gerwig, a diretora de Barbie, revelou que seu novo filme encontra inspiração em vários clássicos do cinema. Logo, antes de conferir a trama nas telonas, vale a pena conhecer essas inspirações e entender como a cineasta as utiliza no longa. Sendo assim, onde assistir os 10 filmes que inspiraram Barbie?

“Depois de ser expulsa da Barbielândia por ser uma boneca ‘menos do que perfeita’, Barbie parte para o mundo humano em busca da verdadeira felicidade”, diz a sinopse oficial de Barbie.

Junto com Margot Robbie (Eu, Tonya) como Barbie, o novo filme de Greta Gerwig (Adoráveis Mulheres) traz Ryan Gosling (La La Land: Cantando Estações) como Ken.

Revelamos abaixo tudo que você precisa saber sobre os 10 filmes que inspiraram a trama e o estilo de Barbie – veja também onde assistí-los em 2023!

Cena de Núpcias de um Escândalo.

Núpcias de um Escândalo

Lançada em 1940, Núpcias de um Escândalo é uma divertida comédia romântica do cineasta George Cukor. O filme conta a história de uma mulher rica, interpretada por Katherine Hepburn, que descobre a verdade sobre si mesma ao reencontrar o ex-marido e um misterioso jornalista às vésperas de seu novo casamento.

Onde assistir Núpcias de um Escândalo? O filme está disponível no Prime Video e no AppleTV+.

Cena de O Terror das Mulheres.

O Terror das Mulheres

Dirigido e protagonizado por Jerry Lewis, este filme de 1961 acompanha a trajetória de um ingênuo e inexperiente estudante universitário que, sem saber, aceita trabalhar como empregado doméstico em uma mansão ocupada por várias (e belas) mulheres. Segundo Greta Gerwig, O Terror das Mulheres serve como uma das principais inspirações para o set de Barbie.

Onde assistir O Terror das Mulheres? O filme está disponível no Globoplay.

Cena de Jejum do Amor.

Jejum de Amor

Na trama de Jejum de Amor, Cary Grant vive um editor de jornais que faz de tudo para impedir que a ex-esposa, interpretada por Rosalind Russell, se case de novo. Conhecido por seus diálogos acelerados, o filme de 1940 é um verdadeiro ícone da Era de Ouro de Hollywood. De acordo com Greta Gerwig, o longa foi essencial para a construção do texto de Barbie.

Onde assistir Jejum de Amor? Infelizmente, o filme não pode ser assistido, de maneira legal, no Brasil.

Cena de Splash.

Splash: Uma Sereia em Minha Vida

Dirigido por Ron Howard, Splash: Uma Sereia em Minha Vida chegou aos cinemas em 1984, com Tom Hanks e Darryl Hannah nos papéis principais. Neste filme de fantasia e romance, um jovem se apaixona pela sereia que salvou sua vida na infância. Para Greta Gerwig, o longa é “extremamente charmoso”, apesar de sua trama inusitada.

Onde assistir Splash: Uma Sereia em Minha Vida? O filme está disponível no Disney+.

Cena de 2001.

2001: Uma Odisseia no Espaço

Considerado um dos filmes mais influentes da história do cinema, 2001: Uma Odisseia no Espaço é uma das inspirações mais importantes para a trama de Barbie. O primeiro teaser do filme de Greta Gerwig, vale lembrar, é basicamente uma paródia de uma das cenas mais icônicas do longa de Stanley Kubrick, um ícone da ficção científica.

Onde assistir 2001: Uma Odisseia no Espaço? O longa está disponível no catálogo brasileiro do HBO Max.

Cena de Sinfonia de Paris.

Sinfonia de Paris

Protagonizado pelo lendário Gene Kelly, este musical de Vincent Minnelli conta também com Leslie Caron no elenco. Lançado em 1951, o filme conta a história de um ex-soldado americano que, após a Segunda Guerra Mundial, decide ficar em Paris para virar pintor. A partir daí, ele não demora a se apaixonar pela charmosa e sedutora Lise Bouvier.

Onde assistir Sinfonia de Paris? O filme está disponível, para aluguel, no iTunes.

Cena de Cantando na Chuva.

Cantando na Chuva

Um dos filmes mais conhecidos da lista, Cantando na Chuva é um musical de 1952. Assim como Sinfonia de Paris, o longa tem Gene Kelly no papel principal. No filme, um astro do cinema mudo se apaixona por uma dançarina enquanto presencia as grandes mudanças sociais (e culturais) que acontecem na Hollywood da década de 20. Este também é o filme favorito de Greta Gerwig!

Onde assistir Cantando na Chuva? O filme está disponível no HBO Max.

Cena de O Mágico de Oz.

O Mágico de Oz

Os trailers de Barbie deixam bem claro que O Mágico de Oz é uma das principais inspirações de Barbie. A premissa dos filmes é bastante parecida: ambos acompanham a história de uma garota – ou de uma boneca, no caso de Barbie – que deixa seu lar para viver novas aventuras. O visual de O Mágico de Oz, de acordo com Greta Gerwig, também é replicado pela estética de Barbie.

Onde assistir O Mágico de Oz? O filme está disponível no HBO Max e no Prime Video (para aluguel).

Cena de O Show de Truman.

O Show de Truman

Com Jim Carrey no papel principal, O Show de Truman chegou aos cinemas em 1998. O filme conta a história de um homem que, sem saber, vive em uma realidade inventada, transmitida para todo o mundo em um programa de TV. Em Barbie, a protagonista também deixa um mundo “perfeito” para se aventurar na verdadeira realidade.

Onde assistir O Show de Truman? O filme está disponível no Prime Video.

Cenas de Os Guarda-Chuvas do Amor.

Os Guarda-Chuvas do Amor

Por fim, temos Os Guarda-Chuvas do Amor, um romance musical do cineasta francês Jacques Demy. Famoso por sua estética inconfundível, marcada por cenários cor de rosa e figurinos em tons pasteis, o filme acompanha a trajetória de Genevieve (vivida por Catherine Deneuve), uma mulher que toma decisões muito importantes após o namorado ser mandado para a guerra.

Onde assistir Os Guarda-Chuvas do Amor? O filme está disponível no Globoplay.

Barbie estreia nos cinemas brasileiros em 20 de julho.

Sair da versão mobile