Pecaram na adaptação

10 histórias famosas da Marvel que o MCU destruiu

Tramas do MCU são bem diferentes nos quadrinhos da Marvel

Vingadores: Ultimato encerrou a Saga do Infinito
Vingadores: Ultimato encerrou a Saga do Infinito

A criação do MCU foi essencial para a popularização dos filmes de super-heróis, apresentando ao público do mundo inteiro alguns dos personagens mais icônicos da Marvel. Em contrapartida, os filmes e as séries do MCU acabaram “destruindo” famosas tramas dos quadrinhos.

Atualmente, o MCU passa por um dos períodos mais conturbados de sua história, marcado por fracassos de bilheteria e por um considerável desinteresse da audiência pelas produções de super-heróis.

Entre os lançamentos mais recentes do MCU, destacam-se os filmes Guardiões da Galáxia Vol 3, e Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania, além da série Invasão Secreta.

Nesse sentido, confira abaixo 10 famosas histórias da Marvel nos quadrinhos que o MCU conseguiu destruir! (via ScreenRant)

Nick Fury em Invasão Secreta

Invasão Secreta

A série Invasão Secreta, que estreou neste ano no Disney+, peca ao modificar completamente seu material de inspiração. Nos quadrinhos, a Invasão Secreta foi um importante crossover que uniu dezenas de heróis do Universo Marvel, como os Vingadores, os X-Men e o Quarteto Fantástico. A adaptação do arco, por outro lado, consistiu apenas de uma história fechada sobre a invasão dos Skrulls e a infiltração dos alienígenas em governos do mundo todo.

Guerra Civil.

Guerra Civil

Este arco foi adaptado no filme Capitão América: Guerra Civil. Elogiada por público e crítica, a produção reuniu os heróis mais icônicos da Marvel em uma inesquecível batalha. Mesmo assim, o filme não conseguiu fazer jus à importância da Guerra Civil nos quadrinhos. Nas HQs da Marvel, a Guerra Civil não foi apenas um evento isolado, mas sim uma série de narrativas que se estenderam por vários meses.

Tony Stark.

Diabo na Garrafa

Publicada em 1979, a HQ “Diabo na Garrafa” é considerada uma das mais memoráveis do Homem de Ferro. O arco em questão foca nos problemas de Tony Stark com a bebida, colocando o alcoolismo do Homem de Ferro no centro da história. A trama foi levemente adaptada em O Homem de Ferro 2, mas no filme, em vez de lidar com o vício, Tony Stark sofre com a contaminação do Reator ARC.

Extremis no MCU.

Extremis

O Homem de Ferro 3 adapta para os cinemas o arco de Extremis, uma das tramas mais importantes do herói nas HQs. No entanto, no mesmo estilo de outras produções do MCU, o filme faz muitas mudanças na história original. Na produção, toda a trama do Mandarim e dos Dez Anéis foge ao enredo original, que traz um foco bem maior no poder da Extremis e na maneira como o vírus se transforma em arma.

Christian Bale como Gorr.

O Carniceiro dos Deuses

No MCU, Gorr, o Carniceiro dos Deuses, é introduzido em Thor: Amor e Trovão. No entanto, o personagem de Christian Bale não poderia ser mais diferente de sua contraparte dos quadrinhos. Além de ser bem mais fraco que o Gorr original, o antagonista de Amor e Trovão não possui uma das principais habilidades do vilão, que é a de viajar no tempo. Nas HQs, Gorr enfrenta Thor em vários momentos da vida do asgardiano, o que resulta em uma trama mais séria e dramática.

Josh Brolin como Thanos em Vingadores: Guerra Infinita.

Manopla do Infinito

O arco da Manopla do Infinito é essencial para a conclusão da Saga do Infinito – que chega ao fim em Vingadores: Ultimato com a derrota de Thanos. Já nas HQs, o enredo é bem diferente. Afinal, a Saga do Infinito não conta com a presença de Adam Warlock, personagem que desempenha um papel importantíssimo nos quadrinhos. No MCU, Warlock só é introduzido em Guardiões da Galáxia Vol. 3 (interpretado por Will Poulter).

Hulk em Thor: Ragnarok.

Planeta Hulk

No final de Vingadores: Era de Ultron, o Hulk entra em uma nave espacial rumo ao desconhecido. A cena fez muitos fãs acreditarem que o arco do Planeta Hulk seria adaptado em um filme solo do herói – o que acabou não acontecendo. O MCU chega a aproveitar alguns elementos da HQ em Thor: Ragnarok, mas sem fazer jus ao enorme potencial de entretenimento da história original.

Ultron do MCU

Era de Ultron

A Era de Ultron é uma HQ relativamente nova, e por isso, a decisão do MCU de adaptar a trama em um filme dos Vingadores pegou muita gente de surpresa. No entanto, apesar de trazer Ultron como o principal antagonista, o filme falha em adaptar os elementos mais importantes dos quadrinhos. No MCU, não existe uma “era de Ultron”. Na verdade, o personagem de James Spader é mais como um “vilão da semana” para os Vingadores.

Os Kree no MCU.

Guerra Kree-Skrull

Nas HQs da Marvel, a primeira guerra entre os Kree e os Skrulls acontece em 1971, com a publicação de Vingadores #89. Alguns dos heróis mais poderosos da Terra se envolvem neste conflito, que também exerce grande influência para a linha de tempo cósmica dos quadrinhos. Em vez de adaptar esse arco, o MCU decidiu usar a guerra apenas como um pano de fundo para o filme Capitã Marvel, de 2019.

Illuminati no MCU.

Illuminati

Por último, nos quadrinhos da Marvel, a organização Illuminati é formada pelos personagens mais poderosos e influentes das HQs – como o Professor Xavier, o Sr. Fantástico e o Homem de Ferro. Doutor Estranho no Multiverso da Loucura ofereceu ao público um vislumbre dos Illuminati, e ao fazer isso, acabou desperdiçando o potencial do grupo. Afinal, todos os integrantes da organização são massacrados pela Feiticeira Escarlate.

Todos os filmes e séries do MCU estão disponíveis na plataforma Disney+.

Sair da versão mobile