Imperdíveis

6 documentários musicais para ver após A Noite que Mudou o Pop

Filmes que oferecem visões únicas sobre ícones da Música

Amy

A Noite que Mudou o Pop tem feito o maior sucesso na Netflix, conquistando fãs em todo o mundo. Além dele, há muitos outros documentários musicais por aí, que oferecem perspectivas únicas sobre lendas da música.

Ao contrário de simples registros de performances ao vivo, esses filmes mergulham profundamente nas vidas e carreiras dos artistas, explorando os momentos cruciais que moldaram o cenário musical nos transportando para os bastidores da indústria da música, revelando os triunfos, desafios e histórias por trás de algumas das figuras mais icônicas e movimentos mais impactantes da história musical.

São uma janela para além dos palcos, proporcionando uma compreensão mais profunda das motivações, paixões e lutas enfrentadas pelos músicos. Seja através de imagens de arquivo raras, entrevistas exclusivas ou narrativas envolventes, eles capturam a essência da música de uma maneira que vai além das notas e acordes, revelando o lado humano por trás da arte.

Confira, abaixo, 6 documentários musicais para apreciadores da Música.

AVICII: True Stories

Produtor, compositor e um dos artistas musicais de maior sucesso do mundo, Avicii era uma história invejável de ascensão à fama e sucesso. A partir da sua decisão em 2017 de deixar de se apresentar ao vivo, o diretor Levan Tsikurishvili constroi um panorama de sua vida e carreira, acompanhando os bastidores do DJ durante quatro anos. Um retrato sobre a natureza da fama, o documentário é a história do ser humano Tim Bergling por trás do artista Avicii.

Demi Lovato: Simply Complicated

O documentário traz histórias nunca antes contadas e que mostram a pessoa que Demi é hoje. No filme, Demi fala sobre todas as dificuldades que encontrou durante a sua carreira e como se tornou uma das maiores estrelas da música pop internacional.

Demi Lovato: Dancing with the Devil

Demi Lovato: Dancing with the Devil é uma série documental que explora a vida e a carreira da cantora, compositora e atriz americana Demi Lovato. Com foco nos últimos três anos de sua trajetória, a produção aborda o conturbado período atravessado pela jovem em 2018, quando teve uma overdose quase fatal, três derrames e um infarto. Ao lado de amigos e membros da família, Demi comenta sobre a recaída e seu despertar logo em seguida, trazendo à tona não apenas traumas que guardava de seu passado, como também suas experiências na indústria da música. Em uma espécie de desabafo, a artista lança luz sobre os aprendizados que tirou desse momento tão difícil e compartilha o desejo de ajudar outras pessoas que lutam contra o mesmo problema.

Ambos estão disponíveis no YouTube.

Summer of Soul

Summer of Soul é parte filme musical, parte registro histórico criado em torno de um evento épico que celebrou a história, cultura e moda negra. Ao longo de seis semanas no verão de 1969, a apenas 160 quilômetros ao sul de Woodstock, o Harlem Cultural Festival foi filmado no Mount Morris Park (agora Marcus Garvey Park). O filme captura um empolgante momento cultural nos Estados Unidos, embora subestimado historicamente. Entrevistas com artistas que participaram do evento são intercaladas com apresentações de shows nunca antes vistos de Stevie Wonder, Nina Simone, Sly and the Family Stone, Gladys Knight and the Pips, Mahalia Jackson, B.B. King, The 5th Dimension e muito outros. O lendário Festival Cultural Harlem 1969, celebrou a música e a cultura afro-americana e promoveu o orgulho e a unidade negra, naquele momento do país.

Disponível no Star+.

The Beatles – Get Back

Idealizada pelo aclamado diretor Peter Jackson (da trilogia “O Senhor dos Anéis”), The Beatles: Get Back é uma série documental que narra o processo de gravação do 12º e último álbum da banda, “Let It Be”, anteriormente conhecido como “Get Back”. A produção traz, na verdade, um compilado restaurado a partir de mais de 60 horas de imagens inéditas (captadas pelo cineasta Michael Lindsay-Hogg em janeiro de 1969), além de mais de 150 horas de áudio nunca antes ouvidas. Ao contrário do projeto original, Jackson decidiu focar na camaradagem, carinho e respeito que os integrantes do quarteto de Liverpool tinham um pelo outro – apesar dos rumores do mau relacionamento que existia naquele momento. John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr podem ser vistos trabalhando no estúdio e brincando uns com os outros. Por fim, a docusérie apresenta, pela primeira vez na íntegra, a última apresentação ao vivo dos Beatles como um grupo: o inesquecível show no telhado de um prédio de Savile Row, em Londres.

Disponível no Disney+.

Amy

Ainda adolescente, Amy Winehouse já demonstrava para a família o talento vocal que possuía. Aos 18 anos ela já fazia shows na Inglaterra e, com o tempo, passou a ganhar fama. O sucesso do álbum “Back to Black” a tornou uma celebridade mundial, mas também fez com que seus problemas com álcool e drogas aumentassem exponencialmente.

Amy está disponível em plataformas digitais.

Sair da versão mobile