Atores, algumas vezes, precisam se esforçar ao máximo para incorporar seus personagens e tornar seus filmes ou programas de TV o mais convincentes possível.
Ao longo dos anos, muitos deles perceberam que isso pode envolver não apenas revelar suas emoções, mas também seus corpos. Embora existam exemplos de nudez frontal sendo incluída de maneira elegante em filmes e séries, também há muitos casos em que ela é usada apenas para atrair mais audiência. Isso coloca os atores em um dilema ético, sem falar no mau-gosto da proposição em si.
Da mesma forma que há muitos detalhes envolvidos na gravação de uma cena de nudez – como questões contratuais, protocolos de privacidade, coordenadores de intimidade e muito mais.
Dito isso, vamos ver, abaixo, sete atores que fizeram cenas de nudez frontal e por que aceitaram gravar dessa forma.
Jennifer Lawrence – Operação Red Sparrow
Em 2014, Jennifer Lawrence e vários outros atores descobriram que algumas de suas imagens privadas – muitas das quais continham nudez – haviam sido roubadas e vazadas on-line. Essa grave violação de privacidade deixou muitas das vítimas abaladas. “Meu trauma existirá para sempre”, disse Lawrence à Vanity Fair.
Esse foi o principal motivo pelo qual Lawrence hesitou inicialmente em estrelar Operação Red Sparrow, que gira em torno da utilização do sexo como arma na espionagem russa. Embora o roteiro do filme tenha agradado a Lawrence, a nudez exigida pelo filme a fez reconsiderar. No entanto, no final, ela decidiu que o papel era uma oportunidade de assumir o controle da situação.
“Percebi que há uma diferença entre consentimento e não consentimento”, disse Lawrence em uma entrevista ao 60 Minutes. “Apareci no primeiro dia e fiz isso. E me senti fortalecida. Sinto que recuperei algo que foi tirado de mim e estou usando em minha arte.”
Além disso, a estrela teve a certeza de que o diretor Francis Lawrence – com quem ela trabalhou em três filmes de Jogos Vorazes – lidaria com a nudez com bom gosto. “Eu sabia que, se havia alguém que poderia fazer com que esse material, que é realmente obsceno e ousado, fosse de bom gosto, era Francis”, disse Lawrence ao Los Angeles Times.
Operação Red Sparrow está disponível no Star+.
Cillian Murphy – Oppenheimer
O filme Oppenheimer, de 2023, recebeu muita atenção da mídia pelas cenas de sexo entre o físico titular J. Robert Oppenheimer (Cillian Murphy) e sua amante Jean Tatlock (Florence Pugh).
Muitos questionaram se essas cenas eram necessárias para um filme sobre a criação da primeira bomba atômica durante a Segunda Guerra Mundial.
Murphy respondeu a esses argumentos em uma entrevista à GQ. “Acho que elas foram vitais”, disse ele sobre as cenas de sexo. “Acho que o relacionamento que Oppenheimer tem com Jean Tatlock é uma das partes emocionais mais importantes do filme. Acho que se elas são fundamentais para a história, então valem a pena.”
Oppenheimer ainda não foi lançado em home video.
Tom Cruise – A Chance
1983 foi um ano importante para Tom Cruise, com filmes como Vidas Sem Rumo, Porky 3 e Negócio Arriscado, que o colocaram no mapa. O que poucas pessoas se lembram é que em A Chance, seu último filme de 1983, Tom Cruise tem uma cena bem explícita.
Embora seja apenas por uma fração de segundo, Cruise mostra tudo nesse drama sobre futebol americano. O interessante dessa cena é que ele não foi convidado a ficar nu – ele o fez em solidariedade à colega Lea Thompson, que mais tarde se tornaria conhecida pelos filmes De Volta para o Futuro.
Thompson revelou à Closer Weekly como ela estava hesitante em fazer várias cenas de nudez para o filme. “Os produtores queriam que eu mostrasse meus seios duas vezes no roteiro”, disse ela. “Tom conseguiu convencê-los a desistir de uma das cenas e, na segunda, disse: ‘Bem, se ela precisa ficar nua, eu também ficarei’. Isso é muito legal! Eu sempre fui grato a ele por ter enfrentado os produtores.”
A Chance pode ser alugado em plataformas digitais.
Margot Robbie – O Lobo de Wall Street
O filme O Lobo de Wall Street, de 2013, não mede esforços quando se trata de mostrar a devassidão de Jordan Belfort. Há uso de drogas, palavrões e nudez em abundância.
A nudez foi inicialmente uma preocupação para Margot Robbie, que era relativamente desconhecida na época. No entanto, como o aclamado cineasta Martin Scorsese estava dirigindo o filme, ela decidiu ir em frente. “Meu empresário me disse: ‘Se algum dia houver um momento para a nudez, este é o diretor com quem você deve fazê-la'”, disse Robbie ao The Telegraph.
Embora Robbie tenha algumas cenas sem roupa no filme, a mais proeminente envolve sua personagem seduzindo Belfort ao sair de seu quarto completamente nua.
O Lobo de Wall Street está disponível no HBO Max.
Jessica Chastain – Cenas de um Casamento
A decisão de se mostrar totalmente em um filme ou série de TV pode ser difícil por vários motivos. Uma coisa que pode facilitar um pouco para um ator é ter um colega que ele já conhece muito bem, como foi o caso de Jessica Chastain e Oscar Isaac: eles estudaram juntos na faculdade e eram amigos há mais de 20 anos quando foram escalados como um casal divorciado em Cenas de um Casamento da HBO.
A minissérie contém cenas de sexo com seus personagens, o que exigiu uma certa dose de nudez dos atores.
Chastain concordou em ficar totalmente nua em algumas cenas com a condição de que Isaac também tivesse que ficar totalmente à mostra. “Eu disse ao Hagai Levi, que escreveu e dirigiu a série – logo no início, eu disse: ‘Estou confortável com toda a nudez, mas qualquer parte do meu corpo que você mostrar, você terá que mostrar o mesmo com o Oscar'”, explicou Chastain quando as estrelas apareceram juntas no The View. “Então, há uma cena no chuveiro no Episódio 2, e você vê meu corpo. E agora, você vê o corpo dele… Eu queria que ficasse equilibrado.”
Cenas de um Casamento está disponível no HBO Max.
Michael Fassbender – Shame
O filme Shame, de 2011, é a história de um homem chamado Brandon Sullivan, interpretado por Michael Fassbender, que é viciado em sexo. O ator teve que filmar várias cenas muito explícitas para o drama psicológico erótico, embora isso não fosse algo totalmente novo para ele: Fassbender já havia feito cenas totalmente frontais em papéis anteriores, inclusive em uma colaboração anterior com o diretor de Shame, Steve McQueen, em Fome de Sucesso, de 2008. No entanto, Shame levou as coisas a outro nível em termos de nudez.
Quando lhe perguntaram se ele estava preocupado com a possibilidade de suas cenas de nudez serem vistas como “pornografia artística” pela Reuters, Fassbender disse:
“Não, de forma alguma, pois eu sabia que o sexo não estava lá para ser estimulado ou explorado. Estava lá como uma forma de o público acessar a cabeça desse cara. Eu vi todos os encontros sexuais como sendo muito reveladores sobre o que realmente está acontecendo dentro de Brandon.”
Shame está disponível no HBO Max.
Emilia Clarke – Game of Thrones
A nudez em Game of Thrones foi alvo de muitas críticas. Depois que a série chegou a um fim controverso em 2019, Emilia Clarke (que estrelou como Daenerys Targaryen) falou sobre suas primeiras experiências no programa e como ela presumiu que toda a nudez era essencial para a história.
“Eu tinha acabado de sair da escola de teatro e encarei a série como um trabalho”, disse ela no podcast Armchair Expert, de Dax Shepard. “Agora estou em um set de filmagem completamente nua, com todas essas pessoas, e não sei o que devo fazer e não sei o que esperam de mim.”
Felizmente para Clarke, ela teve um parceiro de cena muito compreensivo e protetor durante suas primeiras cenas de nudez: Jason Momoa, que interpretou Khal Drogo na série, sempre defendia Clarke. “As cenas em que eu as fazia com Jason eram maravilhosas, porque ele dizia: ‘Não, querida, isso não está certo! disse Clarke a Shepard. “Só agora percebo a sorte que tive com isso, porque poderia ter acontecido de muitas, muitas, muitas maneiras diferentes.”
Toda a experiência tornou a atriz “muito mais experiente” quando se trata de filmar cenas de natureza íntima. “Já tive brigas no set antes em que eu dizia: ‘Não, o lençol fica'”, revelou. “E eles diziam: ‘Você não quer decepcionar seus fãs de Game of Thrones’, e eu dizia: ‘F***-se’.”
Game of Thrones está disponível no HBO Max.