Independentemente do quão precisa pode ter sido a composição do seu filme favorito, a produção, provavelmente, passou por um longo e turbulento processo de edição antes de chegar aos cinemas. Nesse processo, muitos elementos são cortados – e alguns destes elementos podem envolver atuações dignas do Oscar.
Afinal de contas, o que funciona no roteiro de um determinado filme pode não causar o mesmo efeito nas filmagens propriamente ditas. Por isso, as produções do cinema mudam muito desde a concepção inicial até o lançamento.
Em alguns casos, atores são contratados para interpretar determinados personagens e, no final das contas, acabam sendo completamente excluídos dos projetos.
Com isso em mente, confira abaixo 7 atuações dignas do Oscar que, por terem sido cortadas, você nunca poderá ver!
Adrien Brody – Além da Linha Vermelha
No final da década de 90, Adrien Brody foi excluído do filme Além da Linha Vermelha, lançado em 1998 pelo cineasta Terrence Malick. Em uma entrevista ao tabloide The Independent, em 2001, o ator revelou que, originalmente, teria um papel importantíssimo no longa.
Brody ainda pode ser visto no filme, mas em um papel bem mais reduzido. O problema é que, em meio à divulgação de Além da Linha Vermelha, Brody ainda não sabia do corte. Mesmo assim, o ator disse ter ficado “orgulhoso” com sua performance na produção.
Richard Dreyfuss – W
Lançado em 2008, o filme W tem direção de Oliver Stone. O filme foca na história do ex-presidente americano George W. Bush – que no longa, é interpretado por Josh Brolin, o Thanos do MCU. Para o papel de Dick Cheney, o vice de Bush, Stone escalou o lendário Richard Dreyfuss.
No livro “Meu Ano de Fracassos”, Dreyfuss descreve sua experiência com o diretor como “um verdadeiro pesadelo”. De acordo com o ator, Stone insistiu em diminuir o papel de Cheney e contornar os aspectos mais desafiadores do personagem, o que resultou no corte de várias de suas cenas.
James Gandolfini – Tão Forte e Tão Perto
Mais conhecido por sua performance como o mafioso Tony Soprano na série Família Soprano, James Gandolfini gravou várias cenas do filme Tão Forte e Tão Perto, lançado em 2011. No entanto, o ator foi completamente cortado da versão do longa que chegou aos cinemas.
O motivo é muito simples: no processo de pós-produção, o foco do longa mudou completamente, gerando assim a exclusão de várias tramas. Em uma dessas tramas, a mãe do protagonista Oskar encontra um novo amor em um grupo de apoio na figura do personagem de Gandolfini.
Ryan Gosling – Um Olhar do Paraíso
No filme Um Olhar do Paraíso, Jack Salmon, o pai da protagonista Susie, é interpretado por Mark Wahlberg. Porém, na versão original do longa, o personagem seria vivido por Ryan Gosling. O filme, nesse sentido, seria muito diferente, não é mesmo?
Peter Jackson, o diretor do longa, decidiu “demitir” Gosling após o ator insistir em ganhar muito peso e protagonizar uma intensa transformação física para viver o personagem – o que é uma pena, já que Gosling é, definitivamente, mais talentoso que Wahlberg.
Robert Downey Jr. – Vício Inerente
Em Vício Inerente, um dos filmes mais conhecidos de Paul Thomas Anderson, Robert Downey Jr. foi considerado para o papel de Doc Sportello. O ator, que é conhecido justamente por sua mistura de seriedade e irreverência, poderia ter tido uma performance digna de Oscar no longa.
Downey chegou a anunciar sua escalação em Vício Inerente durante uma entrevista à MTV, mas eventualmente, Paul Thomas Anderson mudou de ideia, considerando que Downey Jr. seria “velho demais” para o papel (que no final das contas, ficou para Joaquin Phoenix).
Michelle Monaghan – Syriana
Complexo e intrigante, o thriller político Syriana consiste em 4 narrativas diferentes que se entrelaçam de maneira impressionante. Na versão original do roteiro, no entanto, a trama era ainda mais ambiciosa, com uma narrativa deletada sobre uma modelo que se envolve com um magnata do petróleo.
A modelo em questão foi interpretada por Michelle Monaghan, que de acordo com informações do set, “deu tudo de si” no papel. Infelizmente para a atriz, seu papel foi completamente cortado do longa. O motivo nunca foi explicado, mas provavelmente, está relacionado à longa duração do projeto.
Brendan Fraser – Batgirl
Após passar pelo período mais conturbado de sua carreira, Brendan Fraser voltou à tona no drama A Baleia. Por sua performance, o astro de A Múmia e George: O Rei da Floresta levou o Oscar de Melhor Ator. Supostamente, Fraser também arrasa em Batgirl – mas infelizmente, nunca saberemos a verdade!
Afinal de contas, o lançamento de Batgirl foi cancelado pela Warner mesmo após a conclusão das gravações. Brendan Fraser, de acordo com os diretores do longa, se destacou como o vilão Vagalume, em uma performance que também poderia ter sido reconhecida pela Academia.