Nos últimos anos, o cinema passou por um dos momentos mais conturbados de sua história – marcado pela ascensão do streaming e a pandemia de Covid-19. Por isso, ótimos filmes que estrearam entre 2021 e 2023 se tornaram verdadeiros fracassos de bilheteria. Mesmo assim, vale a pena conferi-los!
Atualmente, muita gente considera que, quando um filme fracassa na bilheteria, quer dizer que a produção não é tão boa assim.
No entanto, em muitos exemplos, essa perspectiva simplesmente não é verdadeira! Em meio à acirrada concorrência entre o cinema e o streaming, produções excelentes acabam virando bombas de bilheteria.
Com isso em mente, confira abaixo 7 bombas de bilheteria dos últimos 2 anos que você precisa assistir! (via Looper)
O Esquadrão Suicida
Dirigido, escrito e roteirizado por James Gunn, O Esquadrão Suicida se tornou uma das maiores bombas de bilheteria de 2021. Muito prejudicado pela pandemia de Covid-19, o filme faturou somente 168 milhões de dólares após todas as exibições – frente a um orçamento de mais de 200 milhões.
Mesmo assim, vale a pena conferir o longa! O filme é muito melhor que o Esquadrão Suicida que chegou aos cinemas em 2016, com direção de David Ayer. Na trama, alguns dos vilões (e anti-heróis) mais bizarros da DC protagonizam uma intensa missão em uma ilha latina.
Você pode assistir O Esquadrão Suicida no HBO Max.
Indiana Jones e a Relíquia do Destino
Indiana Jones e a Relíquia do Destino estreou há alguns meses no cinema, e infelizmente, não conseguiu recuperar o investimento da Lucasfilm. Com um orçamento de produção de 300 milhões de dólares (descontados os gastos com marketing), o filme faturou apenas 370 milhões.
Dizemos “infelizmente”, pois Indiana Jones e a Relíquia do Destino não é um filme ruim. Muito até pelo contrário: com ótimas performances de Harrison Ford e Phoebe Waller-Bridge, o filme se destaca tanto pela condução da trama quanto pela caracterização dos personagens.
Indiana Jones e a Relíquia do Destino só está disponível para aluguel. O filme deve estrear no Disney+ no final de setembro.
Bros
Uma divertida comédia romântica, Bros chegou aos cinemas em 2022. O filme entrou para a história como a “primeira comédia romântica LGBTQIA+ a ser lançada por um grande estúdio”. Ao mesmo tempo, o longa fracassou nas bilheterias, faturando somente 14,8 milhões de dólares.
O que é uma pena, já que Bros é um ótimo filme – não apenas pela representatividade, mas também por sua trama irreverente e cheia de emoção. O filme traz Billy Eichner (Difficult People) e Luke Macfarlane (Killjoys) como Bobby e Aaron, dois homens que não querem compromisso e, mesmo assim, acabam se apaixonando um pelo outro.
Você pode assistir Bros (também encontrado com o título Mais que Amigos) no Globoplay.
Babilônia
Babilônia estreou no final do ano passado, com direção de Damien Chazelle (La La Land: Cantando Emoções). Como uma espécie de “homenagem” aos excessos da Era de Ouro de Hollywood, o filme se destaca por seu enorme elenco de estrelas, e por sequências de tirar o fôlego.
O filme, que é ambientado em meio ao declínio do cinema mudo e a introdução dos filmes “falados”, acompanha a trajetória de diversos personagens. Mesmo indicado a três categorias do Oscar, Babilônia se tornou um dos maiores fracassos de bilheteria de 2022, faturando 63 milhões de dólares sob um orçamento de 80 milhões.
Babilônia está disponível no catálogo brasileiro do Paramount+.
O Último Duelo
Produzido por Ridley Scott, O Último Duelo não foi apenas um dos melhores filmes de 2021, mas também um dos projetos mais interessantes da carreira do cineasta. Infelizmente, o filme também se estabeleceu como uma das maiores “bombas” financeiras do ano, com apenas 30,6 milhões de dólares nas bilheterias.
O filme, nesse sentido, não conseguiu nem mesmo recuperar seu orçamento de 100 milhões de dólares. Ambientado na França medieval, o filme traz Matt Damon como Jean de Carrouges, um cavaleiro que desafia o ex-amigo Jacques Le Gris para um duelo após a esposa Marguerite acusá-lo de estupro.
Você pode assistir O Último Duelo no catálogo brasileiro do Star+.
Lightyear
Produzido pela Pixar, Lightyear conta a história do personagem que inspira o boneco Buzz Lightyear na franquia Toy Story. Em seu lançamento original, o filme decepcionou nas bilheterias, faturando somente 226 milhões de dólares, com um orçamento de 200 milhões.
No filme, Buzz Lightyear (dublado por Chris Evans, o Capitão América do MCU) fica à deriva no planeta hostil T’Kani Prime. Com a ajuda de seu comandante e dos tripulantes de sua nave, ele tenta voltar para a casa enquanto enfrenta uma ameaça à segurança do Universo.
Lightyear está disponível no Disney+.
O Homem do Norte
Por fim, temos O Homem do Norte, uma produção imperdível para fãs de histórias épicas, violentas e cheias de reviravoltas. Apesar de sua incrível fotografia, competente direção de Robert Eggers, e um impressionante elenco de estrelas, o filme faturou apenas 69 milhões de dólares nas bilheterias (com orçamento de 90 milhões).
Com Alexander Skarsgard no papel principal, O Homem do Norte conta a história de Amleth, um jovem príncipe que viaja à gelada Islândia para vingar a morte do pai e recuperar o que lhe foi roubado: seu reino, sua mãe e seu trono. Seu elenco conta também com Nicole Kidman, Anya Taylor-Joy e Ethan Hawke.
Você já pode assistir O Homem do Norte no catálogo brasileiro da AppleTV+.