Segunda chance

7 fracassos de bilheteria que brilharam no streaming

Filmes que falharam no cinema, mas arrasaram na internet

Pôster de Mortal Kombat.
Pôster de Mortal Kombat.

Muitos filmes, após se tornarem inegáveis fracassos de bilheteria, ganham novas chances em lançamentos digitais. Em diversas ocasiões, produções que viraram verdadeiras “bombas” no cinema arrasam entre os filmes mais assistidos do streaming – em plataformas como Netflix, Prime Video, HBO Max e mais.

Diversos motivos podem explicar o sucesso no streaming de longas que fracassaram nas bilheterias! Afinal de contas, a maneira como o público consome filmes no cinema e nas plataformas é muito diferente.

Um filme pode, por exemplo, se tornar um fracasso de bilheteria após ser lançado junto com outros sucessos. Nesse sentido, o fato de uma determinada produção falhar nas bilheterias não significa, necessariamente, que ela é ruim.

Com isso em mente, confira abaixo 7 fracassos de bilheterias que se tornaram grandes sucessos em plataformas de streaming! (via ScreenRant)

Ben Affleck em AIR: A História por Trás do Logo.

Originalmente, AIR: A História por Trás do Logo não seria lançado nos cinemas. O longa chegaria ao Prime Video como uma produção original da plataforma. Mas, surpreendendo muita gente, a Amazon decidiu exibir a produção nas telonas por algumas semanas.

Com um orçamento de 90 milhões de dólares, AIR faturou exato 90 milhões após as exibições no cinema. Logo em seguida, a produção se tornou uma das mais assistidas do Prime Video. O “fracasso” nas bilheterias, nesse caso, nem chegou a incomodar a Amazon.

Michael Fassbender em Assassin’s Creed.

Assassin’s Creed

Adaptar videogames não é uma tarefa fácil – e Hollywood sabe bem disso. Por isso, o fato de Assassin’s Creed ter se tornado um fracasso crítico e financeiro não é, exatamente, uma surpresa. Com 18% de aprovação no Rotten Tomatoes, o filme faturou apenas 240 milhões de dólares nas bilheterias.

À primeira vista, o valor pode até impressionar, mas como Assassin’s Creed teve orçamento de 125 milhões de dólares, o lucro não foi suficiente para compensar o investimento do estúdio. Mesmo assim, em 2023, o filme apareceu no Top 10 de diversos países (incluindo o Brasil) na Netflix.

Personagens de O Esquadrão Suicida.

O Esquadrão Suicida

Dirigido por James Gunn, O Esquadrão Suicida chegou aos cinemas em agosto de 2021, logo após a fase mais intensa da pandemia de Covid-19. O longa foi lançado, simultaneamente, no HBO Max, e por isso, acabou se tornando um fracasso de bilheteria.

O Esquadrão Suicida faturou somente 168 milhões de dólares com um orçamento de 180 milhões – o que é uma pena, já que a produção recebeu muitos elogios do público e da crítica especializada. Em contrapartida, o filme se tornou a produção mais popular do HBO Max.

Personagens de Eternos.

Eternos

O lançamento de Eternos, assim como o de O Esquadrão Suicida, foi muito prejudicado pela pandemia de Covid-19. Em 2021, antes da vacinação generalizada da população mundial, muita gente ainda tinha medo de frequentar locais fechados como, é claro, os cinemas.

Por isso, Eternos faturou apenas 402 milhões de dólares com um orçamento de 263 milhões. Logo em seguida, o filme estreou no Disney+, estabelecendo-se como um dos lançamentos mais populares da plataforma em 2022, com mais de 4.2 bilhões de minutos assistidos.

Emily Blunt e Tom Cruise em No Limite do Amanhã.

No Limite do Amanhã

Lançado em 2014, No Limite do Amanhã é um ótimo filme de ação e ficção científica com Tom Cruise e Emily Blunt nos papéis principais. Com um orçamento de 178 milhões de dólares (excluindo-se os custos com marketing e propaganda), o longa faturou apenas 370 milhões nas bilheterias.

No Limite do Amanhã acabou se tornando um fracasso de bilheteria devido ao marketing confuso e genérico da Warner. Felizmente, o filme ganhou uma nova chance nas plataformas de streaming, aparecendo entre as produções mais assistidas de algumas das maiores empresas do gênero.

Pôster de Mortal Kombat.

Mortal Kombat

No mesmo estilo de O Esquadrão Suicida e Eternos, Mortal Kombat se tornou um fracasso de bilheteria devido à data de lançamento. Afinal de contas, o filme também chegou aos cinemas em 2021, enquanto as vacinas da pandemia de Covid-19 ainda estavam sendo distribuídas.

Por isso, o filme faturou somente 84 milhões de dólares nos cinemas. Eventualmente, Mortal Kombat se tornou a produção mais assistida da plataforma HBO Max. Dado esse grande sucesso digital, a Warner não demorou a encomendar uma sequência.

Pôster de O Último Duelo.

O Último Duelo

Produzido por Ridley Scott, O Último Duelo não foi apenas um dos melhores de 2021, mas também um dos projetos mais interessantes da carreira do cineasta. Infelizmente, o filme se tornou uma das maiores “bombas” financeiras do ano, com apenas 30,6 milhões de dólares nas bilheterias.

O filme, nesse sentido, não conseguiu nem mesmo recuperar seu orçamento de 100 milhões de dólares. Após sair de cartaz, a produção virou hit nas plataformas de aluguel e, eventualmente, no streaming.

Sair da versão mobile