Derivados e spin-offs, em via de regra, são produzidos para garantir que o universo de uma determinada série permaneça vivo mesmo após o desfecho da trama original. Nos últimos anos, algumas das séries mais icônicas da TV ganharam derivados – e em alguns casos, os spin-offs superaram a qualidade das produções originais!
Antes de mais nada, devemos explicar a diferença entre “derivados” e “remakes”. Afinal, muita gente insiste em utilizar estes termos como se fossem sinônimos.
Enquanto os remakes “recontam” uma mesma história (mas com atores e ambientações diferentes), os derivados acompanham tramas que se passam no mesmo universo das produções originais, mas que não continuam as narrativas propriamente ditas.
Com isso em mente, confira abaixo 7 séries derivadas que são melhores que as originais – veja se a sua preferida está na lista!
Law & Order: SVU
Considerada uma das séries mais influentes da TV americana, Law & Order estreou no início da década de 90, produzindo inúmeras temporadas, episódios e spin-offs. O derivado mais bem sucedido da série, sem sombra de dúvidas, é Law & Order SVU.
Law & Order SVU supera a produção original em quase todos os aspectos. A série não hesita em abordar, com respeito e responsabilidade, temas delicados como estupro, violência doméstica e pedofilia. Além disso, SVU tem a icônica Olivia Benson como protagonista.
The Flash
A série The Flash é um spin-off de Arrow, a produção da DC que inaugurou o “Arrowverso” da CW. A produção original começou bem, oferecendo ao público uma abordagem bem mais realista para as histórias de super-heróis. Porém, com o passar do tempo, a trama perdeu todo o gás.
The Flash, felizmente, não passou pelo mesmo problema. Irreverente desde o início, a série não demorou a se tornar uma das mais queridas dos fãs da DC. O maior trunfo da produção, definitivamente, é seu elenco. Grant Gustin, o intérprete do protagonista, encarna perfeitamente a figura do herói.
The Originals
A 2ª temporada de The Vampire Diaries introduziu os Mikaelsons, a primeira família de vampiros da qual descendem todas as criaturas da noite. Dado o carisma dos personagens, o clã não demorou a ganhar um derivado solo: The Originals, série que estreou em meados de 2013.
Com a experiência de The Vampire Diaries, The Originals conseguiu evitar os principais erros da série. Em vez de introduzir tramas e personagens desnecessários, o spin-off focou em uma história bem mais contida. O derivado também é muito mais adulto e violento que a produção original.
The Good Fight
The Good Fight não se destaca apenas como um ótimo derivado, mas também como uma das séries jurídicas mais populares da TV. A produção, para quem não conhece, é um spin-off de The Good Wife. O foco da trama é a trajetória da advogada Diane Lockhart, interpretada pela lendária Christine Baranski.
A série foi muito elogiada por abordar em sua trama eventos importantes da vida real – como a eleição de Donald Trump nos Estados Unidos, o movimento #MeToo e a pandemia de Covid-19. Com um excelente roteiro e ótimas performances do elenco, The Good Fight também se tornou um drama político muito relevante.
Frasier
Considerada uma das sitcoms mais bem sucedidas da história da TV, Cheers ganhou 28 Emmys durante sua exibição original. Ao final da trama, a série ganhou seu derivado mais famoso: Frasier. O spin-off, vale lembrar, foca em Frasier Crane, o personagem de Kelsey Grammer.
Frasier leva vantagem sobre Cheers por seu elenco reduzido. Com menos personagens, a série conquistou rapidamente o público, e ao abordar relacionamentos entre pais e filhos, ressoou de maneira ainda mais profunda com a audiência. A série, inclusive, vai ganhar um reboot! A produção estreia no Paramount+ em 12 de outubro.
Better Call Saul
Breaking Bad, definitivamente, entrou para a história da TV. Mas isso não quer dizer que a série é perfeita! Na verdade, nas últimas temporadas, a produção pecou na caracterização do protagonista Walter White. Em muitas ocasiões, foi acusada de “glamourizar” os atos de violência do traficante.
O spin-off Better Call Saul, por outro lado, não tem esse problema. Escrita de maneira bem mais sutil que a série original, o derivado faz um ótimo trabalho ao explorar temas como relacionamentos, ambição e moralidade – isso sem falar na incrível performance de Bob Odenkirk no papel principal.
Os Simpsons
Vista como uma das animações mais influentes de todos os tempos, Os Simpsons não é uma simples série de TV, mas sim um verdadeiro fenômeno cultural. O que muitos fãs não sabem é que a produção, na verdade, é um spin-off da série animada The Tracy Ullman Show.
A produção original durou apenas 4 temporadas, e o derivado, por sua vez, está no ar há mais de 30 anos. Em outras palavras, dizer que o spin-off superou a produção original não é, exatamente, uma surpresa. The Tracy Ullman Show, na verdade, foi largamente esquecida pela cultura pop.