Não há nada pior do que assistir a todos os episódios de uma série, só para ela ser cancelada logo em seguida, não é mesmo? Atualmente, diversas produções de TV – tanto de emissoras tradicionais quanto de plataformas de streaming – correm um grande risco de terem o final decretado nos próximos meses.
Para renovar (ou cancelar) produções originais, emissoras de TV e plataformas de streaming costumam avaliar diversos aspectos, como os números de audiência, os custos de produção, a reação do público e a opinião da crítica.
Neste ano, a greve do Sindicato dos Roteiristas e do Sindicato de Atores também pode levar ao cancelamento de várias produções. No movimento, os profissionais exigem apenas que seus serviços sejam devidamente compensados.
Abaixo, você pode conferir 7 séries de TV que podem ser canceladas em breve – veja se a sua preferida está na lista.
O Idiota Favorito de Deus
Lançada na Netflix em 2022, a sitcom O Idiota Favorito de Deus é protagonizada por Melissa McCarthy (Missão Madrinha de Casamento) e seu marido Ben Falcone (Nove Desconhecidos). A comédia conta a história de Clark, um homem gentil que recebe um chamado de Deus para salvar a humanidade.
Em seu lançamento original, O Idiota Favorito de Deus falhou em impressionar os assinantes da Netflix. A série também foi detonada pela crítica especializada, com apenas 33% de aprovação no Rotten Tomatoes. Por isso, tudo sugere que ela será cancelada em breve.
Alice in Borderland
Alice in Borderland, no final de 2022, lançou sua 2ª temporada na Netflix. A série bateu recordes de audiência, tornando-se a produção japonesa (live-action) mais assistida da plataforma. Porém, essa popularidade pode não ser suficiente para garantir a renovação da série.
Os roteiristas de Alice in Borderland, ao que parece, criaram a 2ª temporada já contando, eventualmente, a produção seria cancelada pela Netflix. Por isso, o segundo ano oferece um final satisfatório para a história do protagonista Arisu – e ao mesmo tempo, deixa o caminho livre para uma 3ª temporada.
Home Economics
Home Economics, para quem não conhece, é uma sitcom sobre uma família de classe média que luta para garantir o sustento e desenvolver relacionamentos saudáveis. A produção é protagonizada por Topher Grace (Homem-Aranha 3) como o artista Tom.
A 3ª temporada da série foi exibida neste ano na emissora americana ABC, trazendo sólidos números de audiência para o canal. No entanto, pelo menos até o momento, os executivos da emissora ainda não definiram o destino da produção – o que leva a crer que ela pode ser cancelada.
Glamorous
Uma divertida mistura de comédia e drama, Glamorous estreou na Netflix em junho de 2023. A série dividiu a opinião da imprensa especializada, levando muitas críticas pelo tom e pela condução da história, mas recebendo grandes elogios pelo desempenho do elenco e pela representatividade LGBTQIA+.
Na hora de renovar suas produções originais, a Netflix avalia, primordialmente, o orçamento e a audiência. Infelizmente, Glamorous falhou em conquistar os assinantes da plataforma, figurando por pouco tempo no Top 10 do streaming. Por isso, tudo indica que a comédia será cancelada.
Sombra e Ossos
Outra série da Netflix, Sombra e Ossos lançou sua 2ª temporada em março deste ano. A produção épica é baseada nos livros do “Universo Grisha”, escritos por Leigh Bardugo. Dona de uma dedicada base de fãs nas redes sociais, a série garantiu uma considerável audiência com o lançamento dos novos episódios.
O problema é que, para ser renovada, Sombra e Ossos encontra um grande entrave: o orçamento de produção. Como a série é uma história cheia de batalhas, figurinos extravagantes e efeitos especiais, seus episódios precisam fazer muito, muito sucesso para compensar o investimento da plataforma. Por isso, o projeto pode ser cancelado após o segundo ano.
Ratched
Como você já pôde perceber, a maior parte das séries que correm risco de cancelamento são da Netflix – e Ratched não foge à regra. Produzida por Ryan Murphy (American Horror Story), a 1ª temporada do thriller chegou ao streaming em 2020. A série aborda a origem da enfermeira Mildred Ratched, a vilã do clássico Um Estranho no Ninho (1975).
Meses após o lançamento do primeiro ano (que quebrou recordes de audiência no streaming), a Netflix confirmou a renovação da série para a 2ª temporada. Porém, desde então, a plataforma mantém o silêncio sobre os novos episódios. Em um papo com a Variety, Sarah Paulson, a protagonista da série, disse não saber se o segundo ano será realmente gravado.
Boneca Russa
Sucesso de público e crítica, esta aclamada série de comédia e drama lançou sua 2ª temporada na Netflix em abril de 2022. Desde então, a plataforma mantém o destino da produção envolto em mistério.
Os roteiristas de Boneca Russa se esforçaram para produzir um final satisfatório para a 2ª temporada e deixar o caminho livre para um terceiro ano. Dessa forma, se a série for cancelada, os fãs não precisarão se frustrar com um desfecho em aberto.