Em perigo

7 séries que correm grande risco de serem canceladas

Será que a sua série preferida está na lista?

Sombra e Ossos é baseada nos livros de Leigh Bardugo
Sombra e Ossos é baseada nos livros de Leigh Bardugo

Não há nada pior do que assistir a todos os episódios de uma série, só para ela ser cancelada logo em seguida, não é mesmo? Atualmente, diversas produções de TV – tanto de emissoras tradicionais quanto de plataformas de streaming – correm um grande risco de terem o final decretado nos próximos meses.

Para renovar (ou cancelar) produções originais, emissoras de TV e plataformas de streaming costumam avaliar diversos aspectos, como os números de audiência, os custos de produção, a reação do público e a opinião da crítica.

Neste ano, a greve do Sindicato dos Roteiristas e do Sindicato de Atores também pode levar ao cancelamento de várias produções. No movimento, os profissionais exigem apenas que seus serviços sejam devidamente compensados.

Abaixo, você pode conferir 7 séries de TV que podem ser canceladas em breve – veja se a sua preferida está na lista.

Pôster de O Idiota Favorito de Deus.

O Idiota Favorito de Deus

Lançada na Netflix em 2022, a sitcom O Idiota Favorito de Deus é protagonizada por Melissa McCarthy (Missão Madrinha de Casamento) e seu marido Ben Falcone (Nove Desconhecidos). A comédia conta a história de Clark, um homem gentil que recebe um chamado de Deus para salvar a humanidade.

Em seu lançamento original, O Idiota Favorito de Deus falhou em impressionar os assinantes da Netflix. A série também foi detonada pela crítica especializada, com apenas 33% de aprovação no Rotten Tomatoes. Por isso, tudo sugere que ela será cancelada em breve.

Elenco de Alice in Borderland

Alice in Borderland

Alice in Borderland, no final de 2022, lançou sua 2ª temporada na Netflix. A série bateu recordes de audiência, tornando-se a produção japonesa (live-action) mais assistida da plataforma. Porém, essa popularidade pode não ser suficiente para garantir a renovação da série.

Os roteiristas de Alice in Borderland, ao que parece, criaram a 2ª temporada já contando, eventualmente, a produção seria cancelada pela Netflix. Por isso, o segundo ano oferece um final satisfatório para a história do protagonista Arisu – e ao mesmo tempo, deixa o caminho livre para uma 3ª temporada.

Elenco de Home Economics.

Home Economics

Home Economics, para quem não conhece, é uma sitcom sobre uma família de classe média que luta para garantir o sustento e desenvolver relacionamentos saudáveis. A produção é protagonizada por Topher Grace (Homem-Aranha 3) como o artista Tom.

A 3ª temporada da série foi exibida neste ano na emissora americana ABC, trazendo sólidos números de audiência para o canal. No entanto, pelo menos até o momento, os executivos da emissora ainda não definiram o destino da produção – o que leva a crer que ela pode ser cancelada.

Kim Cattrall em Glamorous

Glamorous

Uma divertida mistura de comédia e drama, Glamorous estreou na Netflix em junho de 2023. A série dividiu a opinião da imprensa especializada, levando muitas críticas pelo tom e pela condução da história, mas recebendo grandes elogios pelo desempenho do elenco e pela representatividade LGBTQIA+.

Na hora de renovar suas produções originais, a Netflix avalia, primordialmente, o orçamento e a audiência. Infelizmente, Glamorous falhou em conquistar os assinantes da plataforma, figurando por pouco tempo no Top 10 do streaming. Por isso, tudo indica que a comédia será cancelada.

A 2ª temporada de Sombra e Ossos está disponível na Netflix.

Sombra e Ossos

Outra série da Netflix, Sombra e Ossos lançou sua 2ª temporada em março deste ano. A produção épica é baseada nos livros do “Universo Grisha”, escritos por Leigh Bardugo. Dona de uma dedicada base de fãs nas redes sociais, a série garantiu uma considerável audiência com o lançamento dos novos episódios.

O problema é que, para ser renovada, Sombra e Ossos encontra um grande entrave: o orçamento de produção. Como a série é uma história cheia de batalhas, figurinos extravagantes e efeitos especiais, seus episódios precisam fazer muito, muito sucesso para compensar o investimento da plataforma. Por isso, o projeto pode ser cancelado após o segundo ano.

Sarah Paulson em Ratched.

Ratched

Como você já pôde perceber, a maior parte das séries que correm risco de cancelamento são da Netflix – e Ratched não foge à regra. Produzida por Ryan Murphy (American Horror Story), a 1ª temporada do thriller chegou ao streaming em 2020. A série aborda a origem da enfermeira Mildred Ratched, a vilã do clássico Um Estranho no Ninho (1975).

Meses após o lançamento do primeiro ano (que quebrou recordes de audiência no streaming), a Netflix confirmou a renovação da série para a 2ª temporada. Porém, desde então, a plataforma mantém o silêncio sobre os novos episódios. Em um papo com a Variety, Sarah Paulson, a protagonista da série, disse não saber se o segundo ano será realmente gravado.

Natasha Lyonne em Boneca Russa.

Boneca Russa

Sucesso de público e crítica, esta aclamada série de comédia e drama lançou sua 2ª temporada na Netflix em abril de 2022. Desde então, a plataforma mantém o destino da produção envolto em mistério.

Os roteiristas de Boneca Russa se esforçaram para produzir um final satisfatório para a 2ª temporada e deixar o caminho livre para um terceiro ano. Dessa forma, se a série for cancelada, os fãs não precisarão se frustrar com um desfecho em aberto.

Sair da versão mobile