Para maiores

9 cenas cortadas que eram pesadas demais para o MCU

Sequências violentas e inadequadas que os fãs da Marvel nunca poderão ver

Wanda em Doutor Estranho 2.
Wanda em Doutor Estranho 2.

Apesar da abordagem de temas adultos e conceitos relativamente complexos, os filmes do MCU são voltados para o “grande público” – o que inclui também crianças e adolescentes. Por isso, algumas cenas consideradas “pesadas demais” para a Marvel acabaram sendo cortadas das produções.

Atualmente, o MCU se encontra em sua 5ª Fase, que engloba todos os filmes (e séries) que são lançados do início de 2023 até o primeiro semestre de 2024.

Entre esses aguardados lançamentos, destacam-se os filmes como As Marvels, Capitão América 4 e Blade, além da 2ª temporada da série Loki.

Enquanto os novos projetos da Marvel não estreiam, relembre abaixo 9 cenas que, por serem “pesadas demais” foram cortadas dos filmes do MCU! (via Looper)

Chris Hemsworth como Thor.

A procura pela Rompe-Tormentas

Na versão original de Vingadores: Guerra Infinita, a busca de Thor pela Rompe-Tormentas seria bem diferente. O personagem encontraria a arma no crânio da (há muito derrotada) Jormungand, a Serpente do Mundo. Além disso, Thor, Rocket e Groot seriam perseguidos pelas “crianças da Serpente do Mundo”, em uma cena para lá de assustadora. Poucos detalhes foram revelados sobre essas misteriosas criaturas.

Elizabeth Olsen como Wanda.

A brutalidade de Wanda

Em relação aos visuais, Doutor Estranho: No Multiverso da Loucura é o filme mais “adulto” do MCU. Mas, em sua versão original, o longa seria ainda mais assustador! A cena em que Wanda invade Kamar-Taj, por exemplo, mostraria a Feiticeira Escarlate quebrando os pescoços dos sacerdotes e enchendo o templo de sangue. Na concepção original, Wanda também cortaria a cabeça de Mordo e a entregaria para o Doutor Estranho.

Clark Gregg como Phil Coulson.

A morte de Coulson

Interpretado por Clark Gregg, o agente Phil Coulson pode até ter começado sua trajetória no MCU como um personagem coadjuvante, mas com o passar do tempo, acabou se tornando uma das figuras mais queridas da Marvel. Em Vingadores, o personagem é assassinado por Loki, e para evitar uma classificação indicativa mais pesada, os produtores do MCU tiveram que modificar a cena, retirando o momento no qual o cetro do asgardiano rompe o peito do agente.

Will Poulter como Adam Warlock.

A ameaça de Adam Warlock

Adam Warlock, um dos seres mais poderosos das HQs da Marvel, é introduzido no MCU em Guardiões da Galáxia Vol. 3. No filme, uma de suas cenas foi removida para manter a classificação indicativa. No momento em questão, Warlock conversa com a mãe sobre a ameaça dos Guardiões, dizendo as seguintes palavras: “Vou pisar em seus crânios, esmagar seus cérebros entre os dedos, urinar em seus corpos e fazer amor com suas carcaças”.

Oscar Isaac como o Cavaleiro da Lua.

A luta do Cavaleiro da Lua

No primeiro episódio da série Cavaleiro da Lua, Steven Grant/Marc Spector enfrenta um dos capangas de Arthur Harrow. No entanto, assim que a ação começa, a câmera corta para um corretor, deixando a batalha propriamente dita apenas na imaginação da audiência. Trata-se de um momento um tanto quanto anti-climático, e além disso, imagens vazadas da luta indicam que a cena teria sido uma das mais violentas do MCU.

Cena de What If…

A morte do Doutor Estranho

Na série What If…, o MCU imagina o que poderia ter acontecido se os heróis da Marvel tomassem decisões diferentes. Em um episódio focado no Doutor Estranho, o feiticeiro protagoniza esforços cada vez mais desesperados para evitar a morte de Christine Palmer. A versão original do capítulo terminaria com a versão “do mal” do Doutor Estranho espancando o herói até a morte com o Olho de Agamotto.

Chris Evans como Steve Rogers.

A cabeça do Capitão América

Originalmente, a batalha final dos Vingadores contra Thanos seria muito mais brutal que a luta de Ultimato. Em um papo com o site EW, Anthony e Joe Russo revelaram que, em um esboço do roteiro, Thanos apareceria na frente dos heróis e jogaria para eles a cabeça decepada de uma versão alternativa do Capitão América. A cena não chegou nem mesmo a ser gravada. A Disney, afinal, nunca permitiria uma ousadia tão grande.

Paul Bettany como Visão.

O surgimento do Visão

Interpretado por Paul Bettany, Visão é introduzido no MCU no filme Vingadores: A Era de Ultron. A primeira cena do personagem, na versão original, teria sido bem diferente! Joss Whedon, o diretor do longa, queria apresentar Visão como um herói nu – mostrando inclusive que, diferentemente do Ken da Barbie, o androide tem um pênis. Eventualmente, o cineasta acabou desistindo da ideia.

Xandar no MCU.

A destruição de Xandar

No início de Vingadores: Ultimato, o MCU deixa bem claro que Thanos destruiu o planeta Xandar para se apoderar da Joia do Poder. A destruição propriamente dita, no entanto, não é mostrada no filme. De acordo com os Irmãos Russo, uma sequência de 45 minutos foi gravada para mostrar a realidade da “conquista” de Thanos em Xandar, mas para diminuir a duração do longa, a cena em questão acabou cortada.

Você pode conferir todos os filmes (e as séries) do MCU no Disney+.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.