Imperdível

A comédia excêntrica com elenco estelar que você precisa assistir

A Crônica Francesa é um dos filmes mais interessantes de Wes Anderson

Cena de A Crônica Francesa.
Cena de A Crônica Francesa.

Para quem gosta do característico estilo do cineasta Wes Anderson, o catálogo brasileiro do Star+ tem a sugestão perfeita. Estamos falando de A Crônica Francesa, uma excêntrica e irreverente comédia que se destaca por sua trama inusitada por seu incrível elenco de estrelas.

Lançado em 2021, A Crônica Francesa – The French Dispatch, no título original – tem direção, roteiro e produção de Wes Anderson. O cineasta é conhecido por filmes como Os Excêntricos Tenenbaums, O Grande Hotel Budapeste e Asteroid City.

Em seu lançamento original, o longa faturou 46 milhões de dólares (com orçamento de 20 milhões). No Rotten Tomatoes, a trama tem 75% de aprovação.

Mostramos abaixo tudo que você precisa saber sobre a história (ou histórias) de A Crônica Francesa, e sobre o elenco de estrelas da produção; confira!

Personagens de A Crônica Francesa.

A Crônica Francesa tem história excêntrica e inusitada

No mais clássico estilo de Wes Anderson, A Crônica Francesa desafia as convenções do cinema para contar não apenas uma, mas várias histórias diferentes.

O cineasta estrutura o filme como as famosas revistas dos anos 60, com tramas e personagens específicos para cada “reportagem”.

A seção mais curta de A Crônica Francesa traz Owen Wilson (Loki) como Herbsaint Sazerac, um jornalista de uma revista de viagem. O personagem viaja de bicicleta pelos cenários bucólicos da fictícia Ennui-sur-Blasé, revelando as belezas e as tragédias da pequena cidade francesa em seu artigo.

O filme continua com “The Concrete Masterpiece” (A Obra Prima Concreta), uma reportagem assinada pela jornalista J.K.L. Berensen.

Nessa parte, A Crônica Francesa acompanha a história do artista Moses Rosenthaler – que aprisionado em um manicômio por assassinato, pinta retratos abstratos da carcereira Selina.

Julien Cadazio, um ex-detento e negociante de arte, deseja comprar e vender as pinturas de Rosenthaler, mesmo a contragosto do artista.

A 3ª seção do filme, “Revisions to a Manifesto” (Revisões em um Manifesto), narra a trajetória de Zeffirelli, um jovem revolucionário que faz de tudo para concluir seu manifesto. Esta seção nada mais é do que uma visão absurdista sobre as Revoltas Estudantis Francesas, que aconteceram em maio de 1968.

Por fim, temos “The Private Dining Room of the Police Commissioner” (A Sala de Jantar Privativa do Comissário de Polícia), que foca no sequestro do filho do comissário em questão, e nas aventuras de um influente chef de cozinha.

Personagens de A Crônica Francesa.

Elenco de A Crônica Francesa é cheio de estrelas!

Como citamos anteriormente, um dos maiores trunfos de A Crônica Francesa é seu elenco de estrelas, cheio de astros do cinema e de colaboradores de longa data do diretor Wes Anderson.

O elenco de Concrete Masterpiece é formado por Benicio del Toro (Star Wars: Os Últimos Jedi), Tony Revolori (Homem-Aranha: De Volta ao Lar), Adrien Brody (O Pianista), Tilda Swinton (Amantes Eternos), Léa Seydoux (Bastardos Inglórios) e Henry Winkler (Barry).

Revisions of a Manifesto, por sua vez, conta com Timothée Chalamet (Duna), Frances McDormand (Nomadland), Lyna Khoudri (Os Três Mosqueteiros), Rupert Friend (Orgulho e Preconceito), Christoph Waltz (Django Livre) e Cécile de France (The Young Pope).

No elenco de The Private Dining Room of the Police Commissioner, temos Jeffrey Wright (Batman), Liev Schreiber (A Ilha dos Cachorros), Steve Park (Fargo), Edward Norton (Clube da Luta), Saoirse Ronan (LadyBird) e Willem Dafoe (O Farol).

Por fim, A Crônica Francesa tem participações especiais de Bill Murray (Feitiço do Tempo), Elisabeth Moss (The Handmaid’s Tale), Jason Schwartzman (Asteroid City) e Fisher Stevens (Succession). Anjelica Huston (A Família Addams) é a narradora.

Você já pode assistir A Crônica Francesa no Star+. Veja abaixo o trailer.

Sair da versão mobile