Indicações

Air: O que é real e o que é ficção no filme com Ben Affleck

Contém spoilers de Air, em cartaz nos cinemas

Em cartaz nos cinemas brasileiros, o filme esportivo Air é baseado em uma interessante história real. O longa acompanha a criação do Air Jordan, um dos tênis mais famosos da Nike. Com Ben Affleck na direção e no elenco, o filme toma algumas liberdades criativas para desenvolver sua história.

“Sonny Vaccaro e a Nike perseguem o novato no basquete Michael Jordan, criando uma parceria que revoluciona o mundo dos esportes e da cultura contemporânea”, afirma a sinopse oficial de Air.

Além de Ben Affleck (Batman vs. Superman), o elenco de Air conta com Matt Damon (Perdido em Marte), Jason Bateman (Ozark), Marlon Wayans (Todo Mundo em Pânico), Chris Messina (The Mindy Project) e Viola Davis (How to Get Away With Murder).

Mostramos abaixo tudo que você precisa saber sobre o que é real e o que é ficção em Air, o novo filme de Ben Affleck nos cinemas; confira! (via ScreenRant)

Quando Air é ambientado?

A linha do tempo de Air não é exatamente definida, já que o filme não cita datas em sua história. Porém, dada a maneira como os personagens falam sobre as reuniões e os negócios, tudo indica que a trama se passa em um período de uma ou duas semanas – mas seus eventos mais importantes transcorrem em apenas um fim de semana.

Na vida real, de acordo com o The Dan Patrick Show, a Nike ficou cerca de 3 meses e meio tentando convencer Michael Jordan a entrar no negócio. Ou seja: enquanto o filme mostra a semana mais estressante do emprego de Sonny, na realidade, o executivo passou mais de um trimestre trabalhando na causa.

O orçamento da Nike

Air deixa bem claro que a Nike contava com um orçamento de 250 mil dólares para patrocinar jogadores de basquete, e que esse valor deveria ser dividido entre 3 ou 4 atletas. Esse número é crucial, já que catalisa toda a narrativa do filme na batalha de Phil Knight, o CEO da Nike, e Sonny pelo valor a ser investido.

Na vida real, a Nike gastou um valor bem mais alto para patrocinar Michael Jordan, cerca de 2,5 milhões de dólares. O montante foi distribuído em um período de 5 anos. Ou seja: a cada ano, o jogador de basquete faturou cerca de 500 mil dólares. O filme também revela que, na época, a Nike estava prestes a entrar em falência, o que é verdade.

O primeiro encontro de Sonny e Jordan

Em Air, Sonny viaja a Carolina do Norte para conversar com Michael Jordan pessoalmente, colocando sua própria carreira em jogo no processo. Porém, antes de encontrar o jogador de basquete, o executivo é obrigado a passar por um grande obstáculo: Deloris, a mãe do atleta (que no filme é interpretada por Viola Davis).

Na realidade, a história foi bem diferente. Sonny conheceu Michael Jordan muito antes de se encontrar com Deloris. Os dois se encontraram pela primeira vez logo após as Olimpíadas de 1984, sendo apresentados por George Raveling (o personagem de Marlon Wayans), que na época, era o técnico do time de basquete.

O envolvimento de Deloris

Air caracteriza Deloris, a mãe de Michael Jordan, como uma pessoa que toma todas as decisões pelo filme. O longa também apresenta a personagem de Viola Davis como uma mestre em negociações, o que não é exatamente verdade. Na vida real, ela tinha um talento nato para os negócios e costumava acompanhar o filho em todas as regiões.

No entanto, no contrato de Michael Jordan com a Nike, o envolvimento de Deloris foi bem menos importante. De acordo com a equipe do longa, Air aumenta o papel da personagem para garantir que o foco do filme não fosse o jogador de basquete, mas sim todo o processo de negociação com a empresa de calçados.

A viagem de Vaccaro

Quando David Falk, o empresário de Jordan, se recusa a repassar ao atleta a proposta da Nike, Sonny viaja para a Carolina do Norte para se encontrar com o jogador de basquete. O protagonista coloca sua carreira em perigo, o que não aconteceu na vida real.

Na realidade, Sonny Vaccaro nunca viajou para encontrar Michael Jordan. O empresário sabia que o jogador de basquete seria a escolha perfeita para o investimento da Nike, mas mesmo assim, não estava disposto a colocar a carreira em jogo para concretizar o negócio.

A criação do Air Jordan

No filme, Falk e Peter Moore (o diretor criativo da Nike), responsáveis pelo design do Air Jordan, pensam em dois nomes diferentes para o calçado. Falk tem uma ideia súbita e Moore passa dias pensando no nome perfeito.

Na vida real, por outro lado, Falk e Moore criaram o nome “Air Jordan” juntos, em uma reunião com Rob Strasser, o diretor de marketing da Nike. A história diz também que Falk foi o verdadeiro criador do termo, citando o nome antes de Moore.

Quem convenceu Michael Jordan a aceitar a proposta?

Air explica que Sonny Vaccaro foi o principal responsável por convencer Michael Jordan a aceitar a proposta da Nike. Porém, na vida real, todas as pessoas que estavam presentes na reunião desempenharam papéis importantes no convencimento do atleta.

Segundo o próprio Michael Jordan, a opinião que pesou mais na hora de tomar a decisão não foi a de Sonny Vaccaro, mas sim a do técnico George Raveling – que ironicamente, tem apenas uma cena no filme. Jordan diz também que a segunda pessoa mais influente em sua decisão foi o executivo Rob Strasser, que diz apenas algumas palavras no filme.

Air está em cartaz nos cinemas brasileiros.

Sair da versão mobile